Contra gripe, municípios realizam Dia D de vacinação no sábado (4)

Vacina oferecida da rede municipal de saúde imuniza contra os vírus A, B e C (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Acontece, neste sábado (4), o Dia D de vacinação contra gripe, organizado pelo Ministério da Saúde em todo o país. Em Barueri e Santana de Parnaíba, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) funcionarão das 8h às 17h para a imunização de moradores inseridos no público-alvo da ação. As cidades contarão ainda com diversos postos volantes espalhados em bairros.

A vacina oferecida da rede municipal de saúde imuniza contra os vírus influenza A, B e C - os três tipos que já foram identificados em circulação no país.

A campanha é destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 9 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, idosos a partir de 60 anos, pacientes crônicos (doenças respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados e trissomias), policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Os postos volantes nos dois municípios estão situados nas seguintes localidades: Alpha Shopping (Al. Rio Negro, 1033 – Alphaville), Solar Ville Garaude (Av. Copacabana, 536 – Alphaville), Condomínio Morada dos Pássaros (Av. Dos Pássaros, s/nº – Aldeia da Serra), Carrefour Tamboré (Av. Piracema, 669 – Tamboré), Emeief Prof. Eneias Raimundo da Silva (Dr. Cícero Borges de Morais, 2.371 – Bairro dos Altos),- das 9h às 16h. Haverá ainda ações no Condomínio Morada dos Pinheiros das 8 às 17h, Estrada do Ingaí, 1.680 das 8 às 17h; Rua Antônio Raposo,40/ Cristal ParkIII, entre às 08h00 e 10h00; R. Martins Rodrigues, 12/Cristal Park IV(Assembléia de Deus)- 10h30 as 12h30, entre outros.

Quem não conseguir se vacinar no Dia D tem até o dia 31 deste mês para procurar as doses nas unidades de saúde, data que será finalizada a campanha de imunização. A meta do Ministério é vacinar mais de 60 milhões de brasileiros inseridos no grupo de risco da doença.

Notificações
De acordo com a gestão de Parnaíba, o município não registrou óbito devido ao vírus Influenza no ano passado. Como a gripe não é uma doença de notificação compulsória, registra-se a Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Em 2018, a cidade teve 34 notificações de SRAG, sendo 9 ocasionadas pelo vírus da Influenza.
Já em Barueri, houve 5 casos confirmados, sendo que destes 1 caso foi a óbito. Mais de 52 mil pessoas foram vacinadas na cidade no ano passado. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Setembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário