Domingo, 14 Setembro 2025

Saúde

Casos de infarto dobram na Região Metropolitana no 1º quadrimestre deste ano

Saúde

Casos de infarto dobram na Região Metropolitana no 1º quadrimestre deste ano

 Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, foram registrados 1.032 atendimentos em 2025

Os principais fatores de risco para o infarto são hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e tabagismo (Pixabay)
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, o número de atendimentos ambulatoriais por infarto na Região Metropolitana de São Paulo dobrou entre janeiro e abril de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

Neste ano foram registrados 1.032 casos, contra 514 no primeiro quadrimestre do ano passado, o que representa um aumento de 100%. Em relação a 2023, quando houve 375 atendimentos, a alta chega a 175%.

Quando analisadas as internações por infarto, foram contabilizadas 6.616 em 2024 e 6.174 em 2025.

Inverno
De acordo com o cardiologista Louis Nakayama Oye, do Instituto Dante Pazzanese, os principais fatores de risco para o infarto são hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e tabagismo, especialmente em pessoas com mais de 40 anos.

Ele alerta sobre o risco se intensificar no inverno. "A pressão arterial pode aumentar com o frio, devido à vasoconstrição — quando os vasos sanguíneos se contraem, dificultando a passagem do sangue. Por isso, o cuidado com a saúde deve ser constante, mas redobrado nessa época do ano", explica o médico. 
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/