Segunda, 27 Outubro 2025

Saúde

Capital e região oeste registram 25 casos confirmados de intoxicação por metanol

Saúde

Capital e região oeste registram 25 casos confirmados de intoxicação por metanol

O número representa 65,7% do total registrado no Estado de São Paulo  

(Danilo Vuppa/Folhapress)

De acordo com o balanço divulgado, em 20 de outubro, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 38 casos de intoxicação por metanol foram confirmados e seis óbitos no estado.

Nos municípios da região Oeste Metropolitana, integrantes do Consórcio Intermunicipal (Cioeste), mais a capital paulista foram 25 ocorrências; sendo 22 em São Paulo e três em Osasco. Há um caso em investigação no município de Cajamar.

A Polícia Civil prendeu 64 pessoas em 2025, durante operações contra a venda irregular e adulteração de bebidas com metanol.A intoxicação por metanol é grave e pode causar cegueira permanente ou até a morte.

Em todo o estado, 15 estabelecimentos foram interditados preventivamente e 20 comércios tiveram suas inscrições estaduais suspensas. Mais de 72 mil garrafasforam apreendidas ao longo de 2025.

Especialista explica

Dr. Marcus Gaz, cardiologista e gerente médico das unidades avançadas do Hospital Israelita Albert Einstein, esclarece o efeito tóxico do metanol no organismo: "As células possuem mitocôndrias que consomem oxigênio para produzir energia. O metanol, principalmente seus metabólitos como o ácido fórmico, bloqueia esse processo, impedindo o consumo de oxigênio e asfixiando as células. Os tecidos neurológicos são os mais vulneráveis, sendo os primeiros a serem afetados e os que mais sofrem com isso. Por isso, alterações visuais, cefaleias e convulsões são sintomas comuns nesses casos."

Sobre o tempo para o surgimento dos sintomas e agravamento, o especialista destaca que "muitas vezes, o metanol é consumido junto com etanol, que compete pela mesma via metabólica no fígado. Como o metabolismo do metanol é mais lento nesse cenário, os sintomas podem demorar a aparecer, variando conforme as condições e características individuais."

Sinais de intoxicação

Os sintomas iniciais podem ser confundidos com uma embriaguez comum, mas costumam persistir e piorar.

Fique atento a desconforto no estômago, náuseas, vômitos e dor abdominal intensa; alterações visuais, como visão turva, borrada, pontos cegos (escotomas) ou redução da acuidade visual.

Em casos mais graves, podem surgir dor de cabeça, confusão mental, tontura e convulsões.A Secretaria de Saúde alerta que qualquer pessoa com sintomas incomuns após consumir bebida alcoólica deve buscar atendimento médico imediato.

Canais de denúncia

Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo (www.webdenuncia.sp.gov.br/cidadao/crime-acontecendo). O Procon também recebe denúncias, pelo Disk 151. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/