Votação no bairro de Alphaville foi mais equilibrada do que resultado de Barueri
Nos colégios da região, Piteri foi mais votado, mas com vantagem menor do que a vista na cidade como um todo
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Enquanto o vice-prefeito Beto Piteri (Republicanos) ficou perto de vencer já no primeiro turno as eleições em Barueri, ao atingir 48,3% dos votos, em Alphaville o cenário foi mais equilibrado.
Nos colégios da região, o candidato apoiado pelo prefeito Rubens Furlan (PSB) obteve 41,4% da preferência, ante 38,6% do ex-prefeito Gil Arantes (União Brasil) - apenas três pontos percentuais de diferença. No caso da votação na cidade inteira, a diferença foi de 9 pontos.
Os dados foram levantados pela Folha de Alphaville com base no voto dado em cada uma das 45 seções eleitorais de dois locais de votação: a Fieb (Fundação Instituto de Ensino de Barueri) e o Colégio Mackenzie, ambos localizados no bairro e que reúnem 16 mil eleitores.
Desse total, 9.515 declararam preferência para algum dos quatro candidatos a prefeito, enquanto os demais ou não votaram ou optaram por anular ou votar em branco.
O desempenho na região indica uma maior boa vontade com os demais concorrentes do pleito. Gil, por exemplo, embora tenha tido votação próxima a de Beto em Alphaville, teve percentual menor proporcionalmente do que na cidade inteira: teve 39% em Barueri e 38% em Alphaville.
O equilíbrio no bairro foi maior sobretudo por conta dos índices alcançados por Fabião (MDB) que teve 15% dos votos na região. O parlamentar, que declarou apoio a Beto no segundo turno, teve desempenho mais modesto quando se leva em conta todos os bairros baruerienses, com menos 9%.
Sabrina Nabuco (PSOL) também foi melhor votada na região do que no restante, atingindo 5% do eleitorado de Alphaville, acima dos 3% na votação com todos os baruerienses.
Além disso, houve uma diferença entre os dois locais de votação. Gil foi o mais votado no Colégio Mackenzie, conseguindo ter 45 votos a mais do que Beto, ou 40,3% do eleitorado dali. Na Fieb, por outro lado, Beto teve uma vantagem maior: 42,7% ante 37% de Gil, ou mais de 300 votos de diferença.