Sábado, 17 Mai 2025

Política

União de partidos reconfigura forças nas Câmaras Municipais

Política

União de partidos reconfigura forças nas Câmaras Municipais

Fusão entre PSDB e Podemos tenta trazer de volta força

Bancada da fusão do PSDB Podemos pode ter Levi Gobert, Rodrigo Rodrigues, Cris da Maternal e Silvio Macedo (Foto: FOTO: MARCO MIATELO/CÂMARA DE BARUERI)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Em busca de retomar o protagonismo no Congresso Nacional e nas eleições de 2026, partidos têm articulado movimentos de união para as próximas disputas. Algumas dessas alianças também impactam a região de Barueri e Santana de Parnaíba, podendo reconfigurar o cenário político local no próximo ano.

Um dos principais anúncios foi a decisão do PSDB de aceitar a fusão com o Podemos, que deve ser formalizada nos próximos meses. Com a união, os tucanos buscam retomar a força no Congresso, perdida ao longo da última década. Além disso, há negociações em andamento para uma possível futura fusão com o Republicanos ou o MDB.

Já o União Brasil firmou uma federação com o PP, formando a União Progressista, que passou a ser a maior bancada da Câmara dos Deputados. Diferente da fusão — que transforma dois partidos em um só —, a federação não representa uma unificação total, mas sim um compromisso de atuarem juntos nas eleições pelos próximos quatro anos.

Ambas as alianças mudam as bancadas atuais dos legislativos barueriense e parnaibano, além de criarem uma nova relação de forças.

Aliados do prefeito Beto Piteri (Republicanos), os partidos PSDB e Podemos, com a fusão anunciada, formarão a maior bancada da Câmara. Atualmente, as duas siglas somam quatro vereadores, dois de cada partido. 

O total faz com que a união tenha 19% das 21 cadeiras e supera o próprio Republicanos, partido do prefeito, que tem atualmente três cadeiras.

Esse acordo, contudo, é mais favorável ao grupo de Piteri e do ex-prefeito Rubens Furlan (PSB), do que a fusão que era estudada meses atrás, quando o PSDB quase acertou um acordo com o PSD, partido de Gilberto Kassab e aliado em Barueri ao ex-prefeito Gil Arantes (União).

De quebra, os tucanos ainda contam com a deputada estadual Bruna Furlan (PSDB). No entanto, seu nome também tem sido cogitado para o PSB, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Em Santana de Parnaíba, a união entre PSDB e Podemos reunirá três vereadores, tornando-se a segunda maior bancada da Câmara Municipal. As duas siglas mantêm proximidade com o prefeito Elvis Cezar (Republicanos), que, inclusive, já integrou o PSDB.

Além dos vereadores, em outras cidades, o movimento tem possibilitado ao PSDB retomar o comando de prefeituras.

União progressista

A chamada União Progressista também deve ter grande representatividade na Câmara de Barueri. Atualmente, são três vereadores do União Brasil e um do PP, o que garante à federação quatro parlamentares — número que empata com a bancada formada por PSDB e Podemos.

Ambos os partidos integram o grupo político do ex-prefeito Gil Arantes (União). No entanto, é pouco provável que essa configuração represente um bloco de oposição. Após as eleições, grande parte dos vereadores eleitos ao lado de Arantes aderiu à base governista e tem apoiado a gestão de Beto Piteri.

Em Santana de Parnaíba, a federação contará com três vereadores. Assim como em Barueri, os dois partidos também compõem o grupo. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/