Sábado, 27 Abril 2024

Política

Tema da segurança nas escolas eleva temperatura na Câmara de Parnaíba

Política

Tema da segurança nas escolas eleva temperatura na Câmara de Parnaíba

 Vereadores aprovam projeto para aumentar segurança, em sessão que teve bate-boca

Vereadores da base do prefeito apontaram a propagação de notícias falsas sobre o tema. (Foto: Divulgação/Facebook)

A preocupação com a segurança das escolas esquentou o clima na sessão de terça-feira (11) em Santana de Parnaíba. Vereadores aprovaram um projeto de lei do prefeito Marcos Tonho (PDT) para garantir benefícios a guardas municipais, que atuarão em colégios.

Apesar da concordância com o projeto, a votação ocorreu após bate-boca com alguns moradores que protestavam no legislativo, em meio ao clima de tensão desde que houve um ataque de um ado- lescente em uma escola de São Paulo, e ameaças propagadas nas redes sociais em diversas cidades.

Vereadores da base de Tonho apontaram a propagação de fake news sobre o tema e pediram calma aos pais. Também afirmaram haver uso político do tema.

"Nosso prefeito tem se preocupado com isso, o que é inadmissível é nesse momento algumas pessoas fazerem média. Não estamos aqui brincando, estamos trabalhando, no preventivo, buscando mecanismos para que as coisas funcionem", afirmou a vereadora Enfermeira Nelci (PL).

Alguns parlamentares citaram que já haviam pedido guarda nas escolas, caso de Ângelo da Silva (PTB) e Agnaldo Moreno (PSD). De outro lado, a base aliada ao prefeito enfatizou que medidas já estão sendo tomadas.

"O prefeito de Santana de Parnaíba chama-se Marcos Tonho, o nosso prefeito deixou bem claro que se preciso for, colocará uma viatura e um guarda municipal em cada escola", afirmou Adauto Pessoa (PSDB). "O prefeito não vai agir no impulso de fake news. Quem está a par disso são os técnicos de segurança. A divulgação de fake news não ajudará."

Adauto rebatia o vereador Silvinho Filho (PSD), opositor a atual gestão e filho do ex-prefeito Silvinho Peccioli (PSD). Silvinho criticou não ter havido um pronunciamento do prefeito sobre a situação.

"Fake News ou não, quem quer pagar pra ver? Os pais já estão em pânico e tudo que a gente esperava era uma declaração, um pronunciamento do chefe do executivo", afirmou Silvinho. "Escuto muito se falar no antes, no passado. Sabe o que tinha antes? Guarda nas escolas", comentou o vereador.

A questão levou a um embate em comparação com as gestões de Tonho, e do ex-prefeito Elvis Cezar (PDT), em comparação com a de Silvinho, com vereadores que criticam o fim da gestão do pessedista, num ensaio do que deve ser a briga política nas eleições do próximo ano.

Discussão

Ainda antes da votação, o vereador Roque da Lenha (Podemos) discutiu com algumas das pessoas que estavam na plateia e cogitou chamar a guarda municipal. No entanto, amenizou o tom e disse que os moradores eram sempre "bem-vindos".

Projeto prevê R$ 270 para diária especial dos agentes

Os vereadores de Santana de Parnaíba aprovaram o projeto de lei 59/2023, que institui a Deac (Diária Especial por Atividade Complementar), aos servidores integrantes da GCM. O Deac será de R$ 270 e corresponde ao trabalho de horas fora da jornada normal de trabalho. A ideia é que com esse pagamento extra seja possível ampliar a presença da guarda nas escolas em meio aos receios de ataques. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/