Quinta, 25 Abril 2024

Política

PSDB liderou escolha do eleitorado regional, aponta Fundação Seade

Política

PSDB liderou escolha do eleitorado regional, aponta Fundação Seade

Os candidatos João Doria, Bruna Furlan e Marmo Cezar ganharam em 1º lugar nas cidades de Barueri e Parnaíba 

Os eleitores reelegeram Bruna para a Câmara Federal e o ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Marmo Cezar (Câmara dos Deputados/ Arquivo Folha de Alphaville)

Um levantamento da Fundação Seade, divulgado recentemente, revelou que o eleitorado de Barueri e Santana de Parnaíba escolheu, nas eleições de 2018, todos os seus representantes (cargo federal e estadual) do PSDB. Os candidatos eleitos, com a maior votação, nas cidades citadas foram Marmo Cezar, deputado estadual; Bruna Furlan, deputada federal que segue o seu segundo mandato e o governador João Doria, todos tucanos.

O PSDB registrou 196,8 mil votos, nas cidades citadas, considerando os candidatos (eleitos e não eleitos) para as vagas de deputado federal, estadual e governador. Apenas para deputado federal, em Parnaíba, o PSDB não aparece no topo, em relação ao número total de votos. O partido vem atrás do PSL, com 11,1 mil votos. A legenda do presidente Bolsonaro (PSL), na 1ª posição, com 11,5 mil, em uma disputa acirrada. Bruna, tucana, ganhou em 1º na cidade, mas os votos computados no geral garantiram mais votos ao PSL.

Em Barueri, a deputada reeleita, filha do prefeito da cidade, Rubens Furlan, também da legenda, conquistou 38,8 mil votos (23,94% dos válidos). Ela ficou à frente de Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente Jair Bolsonaro, também do PSL. Eduardo computou a segunda colocação com 13,6 mil votos.

Cezar
Em Santana de Parnaíba, o deputado Cezar, ex-prefeito do município, ganhou com mais de 26,2 mil votos. A deputada estadual Janaina Paschoal, mais votada do Brasil, recorde histórico, ficou atrás de Marmo em Parnaíba, com 5,3 mil. Bruna Furlan saiu vitoriosa das urnas na cidade com 6,7 mil votos.

Governador
O governador João Doria, que teve como cabos eleitorais os prefeitos de Barueri e Parnaíba, Rubens Furlan e Elvis Cezar, na ordem, todos tucanos, foi escolhido por 83,9 mil eleitores na região. A maioria dos votos foi anotada em Barueri, 59,8 mil.

Bruna Furlan tem tido uma relação próxima com o governador. Em suas redes sociais ela posta com frequência fotos em eventos e reuniões de trabalho ao lado de Doria. Durante campanha, ele prometeu a construção de um hospital regional (especulado para ser em Barueri) e novos acessos para a rodovia Castello Branco. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa de Doria, mas não recebeu o retorno até o fechamento. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/