Quinta, 20 Junho 2024

Política

Políticos tentam capitalizar confusão envolvendo Furlan na Câmara de Barueri

Política

Políticos tentam capitalizar confusão envolvendo Furlan na Câmara de Barueri

Prefeito bate boca com vereadores da oposição

Furlan, Helio Jr, Allan e Fabião teriam se envolvido na confusão, mas este último nega e diz que estava só acalmando os ânimos (Foto: MARCO MIATELO/CÂMARA DE BARUERI)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O clima que já estava acirrado em Barueri, por conta da disputa das eleições deste ano, ficou ainda pior após a ida do prefeito Rubens Furlan (PSB) à Câmara Municipal na terça- -feira (15). No dia, Furlan e vereadores discutiram e a situação tem levado a questionamentos até de um deputado federal sobre a situação na cidade.

Após a discussão, o prefeito e o vice-Beto Piteri (Republicanos) mobilizaram secretários e a base aliada para dizer que o gestor foi hostilizado pelos parlamentares, tentando capitalizar a situação para as eleições deste ano. Do lado dos vereadores, eles classificaram como fake news a articulação governista e afirmam que apenas responderam aos xingamentos de Furlan.

A confusão é mais um dos capítulos da novela política vivida na cidade. Furlan perdeu o apoio de nove vereadores, sendo que oito deles declararam apoio ao ex-prefeito Gil Arantes (União) e um deles lançou pré-candidatura própria ao Executivo. Desde a perda, Furlan vinha acusando esses parlamentares de traição.

Na ida ao legislativo, antes da sessão, Furlan e o vice-prefeito e pré-candidato Beto Piteri foram ao local com a justificativa de discutir a situação da saúde. No entanto, ao encontrar parlamentares que passaram a fazer oposição, o clima esquentou, em especial com o vereador Fabião (MDB), pré-candidato a prefeito, além de Helio Júnior (PL) e Allan Miranda (União).

Fabião ressalta que estava no local apenas apartando para que as coisas não chegassem às vias de fatos. "Acho deplorável e lamentável que as pessoas que foram eleitas para cuidar da nossa cidade cheguem a esse ponto".

"Furlan está passando por um momento delicado na vida pessoal e na vida política, mas nada justifica", postou Allan Miranda, após a sessão.

Allan filmou parte da discussão e ao final, ao sair da sala, Furlan se dirige a ele dizendo a filmagem ocorre 'porque o outro paga', numa referência a Gil Arantes.

Hostis?

Após a sessão, Beto Piteri fez posts em que afirma que os parlamentares hostilizaram Furlan."Lamentável a agressão sofrida pelo prefeito Furlan ontem na Câmara Municipal. Fomos até lá para apresentar nossos resultados e novas medidas na área da saúde e fomos obrigados a nos retirar por conta da hostilidade de alguns vereadores do Gil Arantes".

"O senhor mentiu, não veio tratar de nenhum assunto, veio ofender os vereadores que estão apoiando o pré-candidato a prefeito Gil Arantes", rebateu Helio Júnior, que gravou um video para se defender das postagens de Furlan e Beto.

Esclarecimentos

Em meio à confusão, o deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP) cobrou explicações do presidente da Câmara Municipal, Toninho Furlan (SD) sobre o ocorrido sobre provocações e insultos ao chefe do Executivo municipal. "Trata-se de um episódio inaceitável. As diferenças e o debate político devem se dar no campo das ideias e das propostas, jamais no nível da ofensa ou da agressão. Isso não é bom para a população", afirmou Teruel, que chegou a ser cotado para disputar a Prefeitura de Barueri nas eleições anteriores e que já teve fortes embates com o Furlan pelas redes sociais.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/