Terça, 23 Julho 2024

Política

Partidos com Piteri têm mais filiados, mas Gil lidera em novos adeptos

Política

Partidos com Piteri têm mais filiados, mas Gil lidera em novos adeptos

Disputa por aliados acirrou clima dentro da prefeitura 

Pré-candidatos a prefeito realizam encontros e reuniões nos bairros (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

No último ano, 1.250 pessoas se aliaram a um partido político em Barueri no momento em que se aproximam as eleições para prefeito e vereador. Por trás desse número, está a disputa entre o ex-prefeito Gil Arantes (União Brasil) e o atual prefeito Rubens Furlan (PSB) para atrair a maior quantidade de aliados na corrida eleitoral. Mas quem tem levado a melhor nessa busca?

Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) levantados pela Folha de Alphaville mostram um equilíbrio em que os dois lados têm o que apresentar.

Furlan, que pretende lançar o vice-prefeito Beto Piteri (Republicanos) para sucedê-lo, possui o maior número de filiados nos partidos que estarão na coligação. Já Gil até aqui conseguiu mais partidos e também lidera no número de novos adeptos - ou seja militantes que estão chegando agora às legendas com interesse de entrar na política municipal.

A soma de adeptos aos partidos pode pesar na hora que começar a campanha, quando os cabos eleitorais buscarão convencer o eleitorado de quem é o melhor nome para a disputa, além dos potenciais candidatos a vereador.

Pré-candidatos a prefeito realizam encontros e reuniões nos bairros (Foto: Divulgação)

Barueri conta com 22.772 filiados a partidos políticos, o equivalente a 7% dos eleitores da cidade.

Entre maio de 2023 a maio deste ano, os nove partidos que firmaram aliança para a eleição em apoio a Beto Piteri tiveram 414 novos filiados, chegando a um total de 9.862. Partidos como Republicanos e PSDB concentram a maior parte dos participantes.

No caso de Gil, são 11 legendas, que tiveram 586 novos membros chegando para este ano - no total, os partidários dessas siglas somam 7.500. Destaque para PRD, com mais filiados, e o PL com mais filiados novos.

Essa diferença é importante porque muitas vezes há filiados que estão nas legendas há décadas, mas já não participam mais ativamente da vida partidária nem das campanhas eleitorais. Ter em vista os novos adeptos ajuda a entender quem está ativo e pode atuar decisivamente na política.

O equilíbrio nos números se dá também após Gil conseguir a adesão de oito vereadores na Câmara Municipal, enquanto Beto manteve o apoio de 12 parlamentares.

Outros nomes

O vereador Fabião (MDB), que se coloca como terceira via na eleição para a prefeitura neste ano, conta com o MDB e o partido Novo, os quais tiveram 186 novos adeptos, e um total de 3.649 filiados. O MDB, porém, tem mais de 3.000 membros na lista de filiados que têm mais de dez anos - muitos distantes do atual momento do partido.

Outro grupo que cogita ter candidatura própria é o da federação PSOL/Rede, cujo número de militantes em Barueri é de 484. Destes, 28 se filiaram a menos de um ano. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/