Terça, 23 Abril 2024

Política

Pandemia gera apreensão sobre calendário para eleições municipais

Política

Pandemia gera apreensão sobre calendário para eleições municipais

"Não é interessante para o Congresso adiar", diz vereador Fabião (PSDB), presidente da Câmara de Barueri  

"Não é interessante para o Congresso adiar", diz vereador Fabião (PSDB), presidente da Câmara de Barueri. (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

O stand-by generalizado causado pela pandemia de coronavírus também tem causado apreensão entre os políticos de todo o Brasil por conta dos impactos no calendário eleitoral deste ano. Em Barueri e Santana de Parnaíba, não seria diferente. Com as Câmaras locais em quarentena, os vereadores da região têm interesses em pelos menos duas datas. 

A primeira delas é este sábado (4), quando se encerra a janela de filiação para os candidatos que vão concorrer nas eleições municipais de outubro, o que pode atrapalhar a migração de alguns concorrentes na disputa. "Está tudo paralisado", diz o vereador Nilson Martins (Podemos), presidente do Legislativo parnaibano. 

Na terça-feira (31), o PP pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que adie em 30 dias a data-limite para que os candidatos possam se filiar à agremiação pela qual irão concorrer no pleito municipal de 2020.

Sem unifcação 

A outra data que gera especulação é 4 de outubro, dia da votação propriamente dita. "Dependendo de onde for parar, vai ser difícil manter o calendário eleitoral", diz o vereador Fabião (PSDB), presidente da Câmara barueriense. "Mas não é interessante para o Congresso adiar, porque os cabos eleitorais deles são os prefeitos e vereadores", pondera, em referência à ideia de unificar o pleito com as eleições presidenciais de 2022. 

"Se um vereador apoiar um deputado nessa campanha, ele vai pensar em ajudar o deputado ou na própria campanha?", afirma. "O máximo que pode acontecer é prorrogarem um pouco", diz. 

Já o parlamentar parnaibano acredita que "haverá eleição", sem cravar. "Vamos ver o desfecho do coronavírus", diz Martins que, por sua vez, é favorável a uma eventual unificação das disputas eleitorais. "Se não houver neste ano, que unifique", defende. 

Já há propostas para postergar o pleito. Uma delas será feita nos próximos dias pelo senador Major Olimpio (PSL- -SP), que defende a unificação dos pleitos federais, estaduais e municipais, economizando, segundo ele, até R$ 1,5 bilhão. 

No último domingo (29), a ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantiu, porém, que não deve haver alterações no cronograma eleitoral. "Neste momento, há plenas condições materiais de cumprimento do calendário", afirmou.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/