Quinta, 25 Abril 2024

Política

Novo Partido de Bolsonaro coleta assinaturas em Barueri e região

Política

Novo Partido de Bolsonaro coleta assinaturas em Barueri e região

Aliança pelo Brasil precisa ter 492 mil assinaturas de apoio a sua criação reconhecidas pelo TSE até 4 abril 

Presidente quer eleger até 100 deputados pela nova legenda em 2022 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

 Militantes do Aliança pelo Brasil em Barueri e região já estão trabalhando para coletar as assinaturas necessárias à oficialização do partido para disputar as eleições municipais 2020. Segundo Júlio Leal, membro da sigla na cidade, o processo está sendo feito de forma voluntária, com atuação extensiva nas redes sociais.

"É diferente do que aconteceu com outros partidos, quando as pessoas iam nas ruas pedir assinaturas; ele é feito por pessoas que são simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro, e existe todo um mecanismo para entrar no site e baixar a ficha", diz. "Não existe ninguém diretamente responsável pela coleta, até para não aparecer um oportunista que lá na frente se diga dono do partido", afirma.

No dia 18 de fevereiro, Leal vai a Brasília para se reunir com Eduardo Bolsonaro e outras lideranças do bolsonarismo para discutir estratégias de organização para aprofundar o processo de coleta de assinaturas. O partido precisa ter 492 mil assinaturas de apoio a sua criação reconhecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 4 abril para ser registrado e participar das eleições neste ano.]

100 deputados
Em dezembro, o TSE decidiu permitir o uso de assinaturas eletrônicas para a criação de partidos políticos. No entanto, a utilização das rubricas digitais ainda precisa ser regulamentada, o que levou os bolsonaristas a desistirem de utilizá-la no processo de formação da sigla. 

Para acelerar o processo, os dirigentes da futura legenda estão utilizando cartórios para recolher as assinaturas, em procedimento que foi questionado na Justiça por agremiações rivais como PT, PSOL e PDT.

Otimismo
"Se eu estiver bem em 2022, dá para a gente fazer uma bancada com uns 100 deputados", disse o presidente Jair Bolsonaro em uma live no Facebook no início do ano. Ele tem se demonstrado otimista com a viabilização da sigla. "Com 100 parlamentares, você ocupa posição de destaque na mesa, coloca alguém que produza alguma coisa, que não seja um poste, preocupado apenas com seus interesses. Aí vamos impor tudo aquilo que nosso povo quer. Esse é o sonho que a gente prepara em 2022", afirmou.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/