Quinta, 25 Abril 2024

Política

‘Não devemos antecipar 2024’, afirma Beto Piteri sobre eleições

Política

‘Não devemos antecipar 2024’, afirma Beto Piteri sobre eleições

No comando da Prefeitura de Barueri durante a licença de Rubens Furlan, Piteri fala da responsabilidade do cargo 

Prefeito em exercício diz que convivência com Furlan nas duas gestões facilita atuação. (Foto: BENJAMIN SEPULVIDA/SECOM BARUERI)

Com estilo discreto, Roberto Piteri (PSDB) assumiu nos últimos dias o desafio de comandar a Prefeitura de Barueri, durante a licença do prefeito Rubens Furlan (PSDB), que se recupera de uma cirurgia.

Cotado para ser o sucessor do tucano nas eleições de 2024, ele evita falar sobre o próximo pleito e enfatiza que o foco é na gestão atual e na articulação de uma dobrada que represente a cidade na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

Furlan tirou 20 dias de licença para fazer uma cirurgia no coração - ele está em casa e se recupera bem, segundo familiares. A ausência foi um dos raros momentos em 40 anos de vida pública.

"É uma responsabilidade imensa. Furlan é ícone da política nacional, tem habilidade e é um gestor incomparável", afirmou Piteri à Folha de Alphaville. "Felizmente, tenho a oportunidade de estar junto a ele nestas duas gestões e isso facilitou bastante a minha atuação como interino, por já entender as ações prioritárias para o desenvolvimento da cidade", ressaltou.

Piteri foi eleito ao lado de Furlan em 2016, chapa que foi repetida na disputa de 2020. Nas gestões anteriores, foi secretário do tucano e começou a fazer parte do grupo político nos anos 2000, após ter iniciado a carreira política na cidade vizinha de Jandira, onde foi prefeito por duas vezes.

Apesar da indicação de que deve ser o nome apoiado por Furlan, Piteri evita falar sobre a próxima disputa na cidade. Afirma estar "disponível para contribuir com o que for necessário", mas que agora é hora de "trabalho, trabalho e trabalho". "O foco agora é o trabalho para que Barueri se desenvolva ainda mais", cita o tucano, acrescentando a necessidade de avanços em geração de emprego, mobilidade urbana e educação.

Ele também evitou comentar sobre o ex-prefeito Gil Arantes (União), que tem feito críticas à gestão e que pode ser um adversário na próxima eleição municipal. "Não devemos antecipar qualquer situação de 2024, até porque, o que a população precisa é de entregas e melhorias para hoje, para agora. E é o que estamos fazendo. Vamos deixar as discussões políticas para os momentos certos", afirmou.

Apoio a deputados

Sobre as eleições de 2022, Piteri enfatizou o compromisso com o grupo e a dobrada entre Bruna Furlan (PSDB), deputada federal que vai buscar uma vaga no parlamento estadual, e o ex-deputado Milton Monti (PSD), que disputará a vaga para a Câmara Federal.

"Bruna e Milton são os mais capacitados e comprometidos para representar Barueri na Assembleia e no Congresso", diz Piteri, que também enfatizou o apoio a Rodrigo Garcia (PSDB) na disputa do governo do estado.

"É o mais capacitado de todos os demais que se manifestaram como candidatos ao Governo do Estado. Tem habilidade política, é gestor, conhece o Estado como nenhum outro e sabe das necessidades e dos projetos que precisam ser executados para atender as demandas."

Apesar do momento do PSDB que viveu uma crise nacional desde a implosão da pré-candidatura presidencial de João Doria, o prefeito em exercício é otimista sobre o cenário paulista. "Estou com ótimas perspectivas com relação ao resultado da eleição deste ano nos âmbitos municipais e estaduais." 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/