Sexta, 08 Agosto 2025

Política

Maioria dos leitores da FA acredita que tarifaço dos EUA não tem reversão, aponta enquete

Política

Maioria dos leitores da FA acredita que tarifaço dos EUA não tem reversão, aponta enquete

O nome de Alckmin aparece como o mais indicado para negociação  

(Freepik)

De acordo com uma enquete realizada pela Folha de Alphaville, por meio das redes sociais, de segunda-feira (4) para terça-feira (5), a maioria dos respondentes acredita que a situação da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil não deve ter reversão.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou em 30 de julho, o decreto que oficializa a tarifa de importação dos produtos brasileiros. A medida entra em vigor nesta quarta-feira (6).

Segundo 53% dos respondentes da enquete, a questão não deve ser revertida. Enquanto 47% estão esperançosos.  Quando perguntados se há abertura para conversa entre os governos brasileiro e americano, 54% acha que não há possibilidade e 46% avaliam que sim.

Na análise dos participantes, o vice-presidente Alckmin é o nome mais adequado para realizar a possível negociação, 66% o apontaram como principal. Em contrapartida, 27% votaram no presidente Lula e 7% no ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Postura de Lula

Sobre a postura do presidente Lula, 71% discorda e 29% concorda com as atitudes do chefe do executivo em relação a questão do tarifaço.

O principal motivo de Trump ter aplicado o índice ao Brasil, para os leitores, seriam as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Empresas x empregabilidade

Apesar de 79% dizer que a tarifa afetará diretamente as empresas de Alphaville, o percentual de 49% se preocupa com o próprio emprego.

No total, considerando todas as perguntas da enquete,  1,7 mil pessoas responderam.



Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/