Terça, 16 Abril 2024

Política

Gil Lancaster é o parlamentar da região com maior número de leis

Política

Gil Lancaster é o parlamentar da região com maior número de leis

Foram analisados os dados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do período de 2015 a 2019 

Arte: Agência Impacto/ Folha de Alphaville

Na região, o deputado estadual com o maior número de leis é o Gil Lancaster, ex-PSB, atualmente sem mandato. É o que aponta um levantamento realizado pela Folha de Alphaville junto ao site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no período de 2015-2019.

O parlamentar, que não conseguiu se reeleger, aparece com 56 leis e 423 Projetos de Leis (PLs) ao longo de sua legislatura. A maioria se refere à criação de datas comemorativas. Em 2019, Lancaster conseguiu a aprovação de três legislações: nº 16.952 (Institui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Berardinelli), nº 16.944 (Semana de Prevenção e Combate à Automutilação) e nº 16.938 (classifica como de Interesse Turístico os Municípios de Adamantina, Adolfo, Anhembi, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Garça, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Juquitiba, Lavrinhas, Marília, Mogi Mirim, Palmeira D'Oeste, Paulicéia, Pirapora do Bom Jesus, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara D'Oeste, São Bernardo do campo, São João da Boa Vista, São Manuel, Timburi, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim, e dá providências correlatas).
Segundo ele, recordista de PLs no país. Neste ano, Gil apresentou sete projetos. O deputado, que já confirmou intenção de concorrer ao cargo de prefeito em 2020 e deve escolher um novo partido em breve, propôs 72 projetos em 2018.

Tucanos
Na sequência, aparece o tucano Marcio Camargo, que assumirá uma vaga no Governo do Estado de São Paulo na próxima segunda-feira (17), no comando da Agência Metropolitana de São Paulo (conforme adiantado com exclusividade pela reportagem), deixará a Alesp com um 'currículo' de 24 leis, 63 Projetos de Leis, sendo 13 registrados em 2018 e nenhum no ano vigente.

Marco Vinholi (PSDB), que ocupa atualmente o posto de secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo e é um dos nomes favoritos para a presidência estadual do partido, com eleição prevista para maio, conquistou o menor número de leis, no recorte regional em comparação aos parlamentares mencionados, com 18 legislações. Ao longo de sua legislatura, Vinholi apresentou 113 PLs.

O veterano João Caramez (PSB), que deixa a Alesp em seu 5º mandato, também sai com 18 leis e 64 PLs. Ao longo de toda a sua carreira política como deputado estadual, ele acumula 112 leis.

Renovação
Nesta sexta-feira (15), as cadeiras da Assembleia serão ocupadas por novos parlamentares. De todos os deputados citados, nenhum conseguiu se reeleger. Todos concorreram a vaga nas eleições de 2018. A região terá como representantes o novato na Alesp, Marmo Cezar (PSDB), ex-prefeito de Santana de Parnaíba, além do ex-prefeito de Osasco, o petista Emidio de Souza, que já ocupou o cargo de deputado estadual por duas vezes 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/