Quinta, 28 Março 2024

Política

Enquete: 47% dos eleitores da região já decidiram o voto para presidente

Política

Enquete: 47% dos eleitores da região já decidiram o voto para presidente

Resultado traz sintonia com pesquisa EXAME/IDEIA

A sete meses das eleições, que ocorrem em 2 de outubro, 66% dos brasileiros dizem que já definiram o seu voto para presidente. Os dados são da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA (veja abaixo).

Na região, a maioria dos eleitores também se mostra decidida. Segundo enquete realizada pela Folha de Alphaville, na quarta-feira (2) até quinta-feira (3) às 13h, pelas redes sociais, 47,4% dos participantes definiram o nome para ocupar a cadeira do Planalto.

Outros 30,6% optaram pela alternativa Não. Já 15,9% informaram estar indecisos, "aguardando novas opções de nomes".

Favorito
No levantamento encomendado pela XP Inc., o ex-presidente Lula (PT) aparece como favorito, com 43% das intenções de voto, apontou o Ipespe.
A pesquisa segue com Jair Bolsonaro (PL) com 26%, Sergio Moro (Pode), 8%, Ciro Gomes (PDT), 7%, e João Doria (PSDB), 3%, dentre outros nomes.

Deputados
A reportagem também perguntou aos seguidores da Folha de Alphaville sobre os pré-candidatos a deputado. Neste caso, o maior número de pessoas, 62,7% respondeu que ainda não definiu seu voto. Enquanto 23,5% já escolheram seu pré-candidato. Já 11,7% estão indecisos e somente 1,88% dos participantes afirmaram ter escolhido o seu pré-candidato a deputado estadual.

Polarização

Maurício Moura, fundador do IDEIA, explica que esta escolha de forma antecipada é resultado da polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro. Por serem nomes conhecidos da população, "a polarização faz com que o eleitor decida o voto muito antes e acarreta que ele não mude durante a campanha. Nós tivemos isso na eleição americana de 2020. Os candidatos foram para a campanha sem que houvesse muito espaço de convencimento. As campanhas gastaram muito mais dinheiro levando as pessoas para votar, do que para convencer", avaliou. 

Pesquisa
Outros 31% dos entrevistados para a pesquisa EXAME/IDEIA, dizem que ainda vão decidir um nome. Desta parcela, mais da metade, 55%, afirmam que farão a opção até agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-05955/2022.

No levantamento encomendado pela XP Inc., o ex-presidente Lula (PT) aparece como favorito, com 43% das intenções de voto, apontou o Ipespe e Jair Bolsonaro (PL) com 26% (Foto: Agência Brasil)
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/