Quinta, 25 Abril 2024

Política

Em Santana de Parnaíba, 46% das obras em andamento estão atrasadas

Política

Em Santana de Parnaíba, 46% das obras em andamento estão atrasadas

Dados são do Plano de Metas atual, elaborado pela prefeitura. No total, há 26 projetos em construção
 

De acordo com um levantamento realizado pela Folha de Alphaville, junto ao site da Prefeitura de Santana de Parnaíba, na quarta-feira (9), do total de 26 obras em andamento na cidade, 12 estão atrasadas; o que representa 46%. Os projetos integram o Plano de Metas 2018-2019, elaborado pela administração municipal. Na lista, das obras que estavam previstas para já terem sido entregues neste ano, mas não foram, está a ampliação e modernização do Estádio Municipal (fase de 80%), deveria ter sido concluído em maio; a construção dos colégios municipais: Cristal Park (30%, era para maio), Ricarda dos Santos Bianco (estimado para abril, em fase de 30%) e Jardim São Luis, esperado para agosto; que está com apenas 20% do cronograma feito.

Na área da saúde, há quatro Unidades Básicas de Saúde que ainda não entraram em funcionamento, UBS Refúgio dos Pinheiros, prevista para agosto (60%); UBS Cururuquara, para abril (60%) e UBS Colinas Anhanguera (70%), esperadas obras de ampliação também para abril e UBS Sítio do Morro, que deveria ter sido concluída em fevereiro, mas só possui 20% das obras feitas.

Lista
Ainda completam a lista, a construção do Parque Municipal Parque Santana (70%, que era para agosto), o projeto de aulas de robótica nas escolas, com conclusão estimada para agosto (consta com 30% a fase), regularização fundiária (30%), que também seria finalizada no mesmo mês citado e a integração de ônibus municipal, com só 10% realizada. O benefício do transporte era para estar em prática desde fevereiro.

Sobre as obras em andamento, que ainda não tiveram o prazo de entrega expirado, constam: Arena de Esportes, Complexo esportivo com Piscina Fazendinha e Colinas, ligação Cidade São Pedro- Colinas, CAPS Adulto Itapuã, FATEC Fazendinha, Parque 120/Fazendinha, Colégios Sítio Rosário, Chácara das Garças, Chácara Solar e Votuparim. A maioria delas tem cerca de 30% da fase realizada, com entrega prevista para dezembro. 

2020
Para 2020 está prevista a continuação do programa Universidade Para Todos, parceria com o Governo Federal para conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior. O destaque, para o próximo ano, fica o Complexo Administrativo, que será o novo paço municipal. A estimativa de conclusão é dezembro de 2020.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura para solicitar informações sobre a questão, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.

Plano futuro
O novo Plano 2019-2020, que tinha sido 'prometido' para abril deste ano ainda não decolou. A gestão também não respondeu sobre o assunto. A prefeitura chegou a abrir consulta pública para os cidadãos, em relação a sugestões e prioridades, por meio do site. Porém, o Plano ainda não foi divulgado.

Prioridades

Outras 25 obras e/ou projetos foram entregues pela prefeitura, que também fazem parte do Plano de Metas 2018-2019, mas nem todas dentro do prazo. Na área da saúde foram concluídas três unidades, sendo a de maior destaque o Complexo Hospitalar. A previsão era dezembro de 2018, mas a entrega aconteceu somente em setembro deste ano. O Complexo, anexo ao Hospital Santa Ana, possui Pronto Socorro Infantil e novas instalações do Centro de Especialidades (AME). O prontuário eletrônico dos pacientes e o agendamento de consultas, de forma online, foram finalizados.

 


Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/