Sexta, 26 Abril 2024

Política

Em ano de reeleição, vereadores retomam trabalhos na terça (4)

Política

Em ano de reeleição, vereadores retomam trabalhos na terça (4)

Casas legislativas ainda não têm pauta definida para o retorno do recesso; temas serão divulgados na primeira sessão 

Os presidentes das Câmaras de Barueri, Fabião, e de Santana de Parnaíba, Evanilson Martins, avaliam que disputa eleitoral não afetará produtividade. (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)
As Câmaras de Vereadores de Barueri e Santana do Parnaíba devem retomar os trabalhos legislativos na terça-feira (4), quando ambas realizam a primeira sessão parlamentar do ano - que também terá eleições municipais, o que significa que muitos dos vereadores irão concorrer à reeleição. 

Para os presidentes das duas Casas, não há risco de a disputa prejudicar a atuação dos representantes.
"A gente tem de respeitar a legislação eleitoral e não podemos misturar as coisas", diz o presidente da Câmara de Parnaíba, Evanilson Martins. "O ano eleitoral não vai travar travar o que já está em andamento", afirma. Fabião (PSDB), que preside o legislativo barueriense, vai na mesma linha. "Não vai atrapalhar em nada, até porque a Câmara está com uma equipe bem redonda", diz 

Uma rápida pesquisa no site das duas Câmaras, porém, mostra que o risco de queda na produtividade é real.
Em 2015, 128 Projetos de Lei e Projetos de Lei Complementar foram apresentadas no legislativo barueriense. No ano seguinte, quando houve eleições municipais, o número caiu para 78 - uma queda de 39%.

Parnaíba
Presidentes da Câmara de Santana de Parnaíba, Evanilson Martins. (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)

No município vizinho a situação não foi diferente. Em 2015, foram 85 propostas apresentadas na Câmara de Santana do Parnaíba, considerando apenas Projetos de Lei e Projetos de Lei Complementar. Um ano depois, com o horizonte da reeleição à vista, o número foi menor: 76 projetos, uma redução de 10,5%.

Além disso, as duas Casas ainda não têm nenhuma pauta definida, o que só deve acontecer quando os parlamentares efetivamente reiniciarem os trabalhos. "Vamos fazer a reabertura e a partir daí apresentar novos projetos", afirma Martins. "Nós fazemos ter uma reunião com as comissões na segunda-feira (3), e aí a pauta será decidida", complementa Fabião.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/