Sexta, 03 Mai 2024

Política

Disputa por redutos eleitorais já causa embate entre vereadores

Política

Disputa por redutos eleitorais já causa embate entre vereadores

Autoria de projetos começa a causar disputas entre parlamentares

Vale ressaltar que os vereadores não executam diretamente as obras, mas podem fazer indicações à gestão (Foto: MARCO MIATELO/CÂMARA DE BARUERI)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

De olho nas eleições de 2024, vereadores de Barueri e Santana de Parnaíba têm intensificado a divulgação de seus trabalhos nos legislativos e buscado se associar às ações realizadas pelas prefeituras. Contudo, a disputa pela autoria de obras e projetos tem levado a confrontos, aquecendo o ambiente entre os legisladores.

Um dos motivos desse embate é garantir votos em seus redutos eleitorais, ou seja, nos bairros onde os parlamentares conquistaram maior apoio nas últimas eleições.

Vale ressaltar que os vereadores não executam diretamente as obras, mas podem fazer indicações, que são documentos enviados ao prefeito com sugestões para a execução de projetos ou resolução de problemas. No entanto, a implementação dessas sugestões depende da aprovação do poder executivo.

A autoria de tais projetos é o principal motivo de conflito. Recentemente, os vereadores Levi Jânio (Avante) e Rafa Carvalho (União) discutiram devido a uma pista de caminhada inaugurada no Parque Imperial, uma região com grande número de eleitores em Barueri. Rafa mencionou a pista em um discurso e foi criticado por Levi, que alegou que Rafa estava tentando ganhar mérito pela obra, embora Levi também tenha contribuído para a sua realização.

Levi alega que além da indicação por escrito, esteve junto ao prefeito Rubens Furlan (PSB) para a chegada da obra. "Você pouco fez caso da pista e sobe aqui, fala de um projeto ao qual não mexeu uma palha e quer ganhar mérito, depois que a parte mais difícil foi feita".

"Não estamos aqui para disputar quem é o melhor do bairro. O bairro não é seu, o bairro é do povo", rebateu Rafa, que disse também ter atuado pela concretização da obra. Não é a primeira vez que o embate entre os dois surge. Antes, a instalação de uma Casa Lotérica na região já havia azedado o clima entre os vizinhos.

Forasteiros

Na legislação, os vereadores não são eleitos por bairros específicos, mas representam toda a cidade. No entanto, na prática, a maioria dos legisladores desenvolve um vínculo mais forte com uma região específica. Isso muitas vezes resulta em conflitos quando um colega de outra área tenta se envolver em questões locais.

Em Santana de Parnaíba, conflitos desse tipo já ocorreram no passado entre alguns parlamentares. Nesta semana, o vereador Vieirinha (PSDB) foi alvo de críticas de um colega por "invadir" o trabalho de outros.

Em meio aos diversos problemas de abastecimento de água, o vereador Gabriel Oliani (PSDB) relatou que estava cobrando a Sabesp durante todo o dia para resolver o problema na Fazendinha. No entanto, por volta das 21h, Vieirinha apareceu e afirmou estar trabalhando na mesma situação.

"Quando você se envolve em um assunto já em andamento, não deve tentar assumir o controle", disse Gabriel. "É importante respeitar o trabalho dos colegas, e não sou o único exausto. Eu reconheço que o senhor trabalha muito, mas todos nós nesta Casa também o fazemos", acrescentou.

Na tribuna, Vieirinha explicou que foi ao bairro porque foi chamado por um morador e mencionou outros cinco bairros onde também afirmou ter atuado para resolver problemas semelhantes. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/