Sábado, 27 Abril 2024

Política

Disputa eleitoral se acirra em meio às projeções para 2024

Política

Disputa eleitoral se acirra em meio às projeções para 2024

Gil Arantes mantém comando do União Brasil; Furlan indica aliado no PSB 

Vice-presidente participou da filiação de Furlan, na última semana. (Foto: REDES SOCIAIS)

A disputa por partidos aliados nas eleições de 2024 tem agitado os bastidores da política em Barueri. Enquanto o prefeito Rubens Furlan assegurou o apoio do PSB para a base que irá apoiar o vice-prefeito Beto Piteri, o ex-prefeito Gil Arantes anunciou que continuará como presidente do União Brasil, partido ao qual já era filiado.

Além disso , outras alianças têm sido costuradas ao longo do ano tentando ampliar as possíveis coligações na disputa do ano que vem. Desde o começo do ano, 11 partidos tiveram alterações ou atualizações no comando dos diretórios municipais.

Gil já era o presidente do União Brasil, mas desde o começo do ano a sigla não tinha oficializado a manutenção. Nesse período, vereadores da base de Furlan, como Kascata (União), demonstraram a intenção de assumir a sigla. No entanto, nas últimas semanas, o registro do diretório municipal foi publicado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com Gil no comando.

"Esse fato só reafirma a força do nosso grupo político. Em toda a minha vida pública fiquei conhecido por ser um homem de palavra", afirmou Gil. "O mais importante é que estamos construindo um projeto em torno de pessoas que realmente amam Barueri."

Por outro lado, o PSB, que caminha para fazer parte da aliança de Gil, sofreu uma mudança brusca desde a chegada do vice-presidente Geraldo Alckmin ao partido. Próximo a Furlan, Alckmin convidou o ex-tucano para entrar na legenda e esteve em Barueri no último fim de semana prestigiando a filiação do prefeito.

A chegada levou à saída de Laerte Soares, aliado de Gil, do comando do PSB barueriense. Nos últimos dias o secretário de negócios jurídico, Marco Aurélio Toscano, assumiu a presidência da legenda.

Sem poder disputar as eleições do próximo ano, Furlan escolheu Beto Piteri para participar do pleito em nome do grupo.

Outros partidos

Atualmente, Furlan conta com apoio de 20 dos 21 vereadores da Câmara e tem partidos ao lado da gestão. Há secretários municipais na presidência do PSDB, PSC, PV, PP e agora do PSB, além de outras legendas como o próprio Republicanos, que passou a ser comandado pelo vereador Wilson Zuffa, que tenta trazer a filiação de Piteri.

Do lado de Gil, o político tem além do União, o PSD comandado por Antonio Macedo Arantes, irmão do ex-prefeito, e recentemente o Avante teve a presidência assumida pelo ex-vereador Carlinhos do Açougue. Além disso, o político se reuniu com presidentes de outras siglas como PDT e SD em busca de ampliar o apoio. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/