Sábado, 12 Julho 2025

Política

Quaest: Desaprovação do governo Lula atinge 57%, aponta pesquisa

Política

Quaest: Desaprovação do governo Lula atinge 57%, aponta pesquisa

O índice é o pior patamar desde o início do atual mandato  

A aprovação do presidente foi de 40% (Fabio Rodrigues/ Agência Brasil)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Segundo a nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (4), a desaprovação ao governo do presidente Lula (PT) atingiu 57% dos eleitores brasileiros. O índice é o mais alto desde o início do atual mandato. Já a aprovação caiu para 40%, também o menor nível registrado até agora. Ambas as variações ocorreram dentro da margem de erro.

De acordo com o levantamento, pela primeira vez, Lula passou a ser mais desaprovado do que aprovado entre católicos e entre eleitores com ensino fundamental. Entre os mais pobres, a aprovação, que até março era maior, está tecnicamente empatada com a desaprovação.

Por outro lado, o presidente se recuperou no Nordeste, onde voltou a ter maioria de aprovação. A percepção geral sobre a economia também teve leve melhora, mas a maioria dos brasileiros ainda considera que o país está na direção errada — índice que subiu de 56% para 61%.

Questionados sobre o escândalo do INSS e o aumento no Imposto sobre Operações Financeiras, 31% dos entrevistados afirmaram que o governo Lula é o principal responsável pelo desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas. Sobre o IOF, 50% dizem que o governo errou ao manter ao aumento para compra de dólares.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Aprovação e desaprovação no geral
Aprova: 40% (eram 41% na pesquisa feita no final de março e divulgada em abril);
Desaprova: 57% (eram 56%);

Não sabe/não respondeu: 3% (eram 3%). 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/