Terça, 30 Abril 2024

Política

Convite do PSB a Furlan se estende a Beto Piteri

Política

Convite do PSB a Furlan se estende a Beto Piteri

Articulação de legendas se intensifica em no município, de olho em 2024 

. Furlan ao lado do vice-prefeito Beto Piteri, cotado para ser o candidato à sucessão. (Foto: Divulgação)

O convite do PSB feito ao prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), visa não só a chegada do gestor à sigla, mas também a do vice-prefeito Beto Piteri (PSDB), nome cotado para ser o candidato à sucessão nas eleições de 2024. O convite feito na última semana esquentou o clima na cidade e faz parte de uma série de movimentações partidárias.

Para o PSB, a ideia de trazer Furlan ajudaria a reforçar a sigla na região com uma candidatura competitiva em uma das principais cidades da Grande São Paulo. Antes, a sigla sinalizava apoio ao ex-prefeito Gil Arantes (União), que também pretende concorrer à prefeitura.

"No caso do Gil, ele teria apenas o apoio do PSB. Ao partido interessa ter um nome na disputa municipal", afirma Pedro Mori, secretário das organizações executivas estaduais do PSB, e presidente do diretório de Santana de Parnaíba. "De que nos adianta um partido que vai apoiar um outro?", questionou.

A fala contrapõe à nota emitida pelo presidente do diretório municipal de Barueri, Laerte Soares, que enfatizou apoio a Gil Arantes e disse ter sido surpreendido pelo movimento. "Repudiamos qualquer tentativa de especulação com a nossa legenda sem autorização e diálogo", disse Laerte.

"Respeitamos os diretórios municipais, mas a ida do Furlan para a legenda não será decidida nesta esfera, passa por Caio Siqueira [presidente nacional do PSB], Geraldo Alckmin [vice-presidente da República] e Márcio França [ministro e presidente estadual do PSB]", ressaltou.

Político experiente

Mori esteve com Furlan no último dia 9, onde apresentou o convite da sigla. A expectativa é de que Alckmin venha em março para sacramentar o acordo. A movimentação começou ainda durante a campanha eleitoral do ano passado, quando Furlan declarou apoio ao presidente Lula (PT) ainda no primeiro turno, em contraponto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado em outubro.

"Furlan é um político experiente, e muito próximo de Geraldo. Nos interessa ter no partido alguém com esse perfil", completou Mori.

A ida ao PSB pode ampliar a proximidade com o governo federal em torno de recursos para o município. De quebra, a troca ajuda num momento de enfraquecimento do PSDB. A sigla vive instabilidade no estado e com um novo comando em nível nacional, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. As convenções do partido foram canceladas, em um movimento para Leite emplacar aliados no lugar de antigos apoiadores de João Doria. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/