Sexta, 29 Março 2024

Política

Câmaras viram palanques para defesa de candidatos ao estado

Política

Câmaras viram palanques para defesa de candidatos ao estado

Legislativos de Barueri e Santana de Parnaíba 'puxam a sardinha' para candidatos ao Palácio dos Bandeirantes 

Em Parnaíba, Elvis foi o mais elogiado. (Foto: LOBÃO MORAES/ CÂMARA STNA. DE PARNAÍBA)

Seis quilômetros separam as Câmaras de Vereadores de Barueri e de Santana de Parnaíba. Apesar da proximidade, quem entra em uma delas sentirá viver em dois estados muito diferentes.

Enquanto os baruerienses aproveitaram a sessão de terça-feira (9) para exaltar a participação do governador Rodrigo Garcia (PSDB) no primeiro debate entre os candidatos ao governo do estado, os parnaibanos enfatizaram a participação do ex- prefeito Elvis Cezar (PDT), que para eles "encurralou" o atual mandatário.

A cena ilustra o caminho que os dois legislativos devem trilhar ao longo dos próximos meses com a campanha eleitoral que começa terça-feira (16). Eles têm seguido a cartilha dos prefeitos Rubens Furlan (PSDB) e Marcos Tonho (PDT), cujos apoios serão para Garcia e Elvis, respectivamente.

As tribunas serviram para medir a temperatura da campanha no palanque político das cidades. "O mais preparado para governar é o Rodrigo Garcia, parecia que só tinha amadores no debate da Band", afirmou Keu Oliveira (PTB). "Ele vai ganhar no primeiro turno", disse, apesar do equilíbrio até aqui nas pesquisas de intenção de voto. Os parlamentares também enfatizaram o apoio à deputada federal Bruna Furlan (PSDB), que disputará o cargo de deputada estadual.

No primeiro debate, além de Rodrigo e Elvis, também participaram Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinícius Poit (Novo).

"Quem pregou a paz foi Rodrigo Garcia. Ainda vamos conquistar o voto do vereador Zuffa", provou Thiago Rodrigues (PDT) sobre o único vereador que até aqui declarou voto em um opositor de Garcia - Wilson Zuffa (Republicanos) apoia o ex-ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato de Jair Bolsonaro (PL).

Parnaíba

Rodrigues é do PDT, partido de Elvis, mas assim como outros parlamentares apoiará Rodrigo. A posição de não seguir o próprio partido também é vista em Parnaíba, onde parlamentares do próprio PSDB não apoiarão Rodrigo para seguir o ex-prefeito parnaibano.

Um dos argumentos para não apoiar a reeleição de Rodrigo Garcia em Santana de Parnaíba era a expectativa de um novo hospital na cidade, que, segundo parlamentares, foi promessa do ex-governador João Doria (PSDB). "Governo que prometeu um hospital para cá e desviou para outro lugar", afirmou Nilson Martins (Podemos). O hospital regional está em construção, justamente na cidade de Barueri.

Os parlamentares também usaram boa parte das falas da campanha de Elvis. Entre elas a ideia de tentar vender a gestão que teve à frente da cidade como principal atributo para chegar ao governo. "Ele tem projetos para todas as deficiências do estado, questões que já enfrentou em Santana de Parnaíba", disse Enfermeira Nelci (PL). 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/