Terça, 30 Abril 2024

Política

Câmaras dos Vereadores iniciam ano e começam ciclo rumo a 2024

Política

Câmaras dos Vereadores iniciam ano e começam ciclo rumo a 2024

Vicentão estreia na presidência em Parnaíba e em Barueri tem mais um mandato de Toninho Furlan 

As Câmaras dos Vereadores terão na próxima semana a primeira sessão legislativa de 2023 e que marca o começo do novo mandato dos presidentes dos legislativos, eleitos no fim do ano passado.

Além disso, a retomada dos trabalhos marca a intensificação das ações de olho na disputa eleitoral de 2024, quando os vereadores buscarão a reeleição e também haverá a disputa pelas prefeituras.

Em Santana de Parnaíba, a sessão será a primeira de Vicentão (MDB) como presidente do legislativo. O emedebista é um dos mais antigos da Casa e foi o único candidato à presidência. Ele teve apoio tanto da base de apoio do prefeito Marcos Tonho (PDT), quanto dos parlamentares mais críticos ao gestor.

Discreto, Vicentão terá a missão de manter as votações em andamento quando o clima deve se acirrar mais no legislativo, por conta da aproximação da próxima disputa eleitoral.

Ainda não se fala oficialmente em nomes que devem disputar a prefeitura, mas paira a figura do ex -prefeito Elvis Cezar (PDT), padrinho político de Marcos Tonho (PDT), como possibilidade. Tonho também pode concorrer à reeleição. Do outro lado, o grupo de Silvinho Peccioli (PSD) é a principal força, mas até 2024 outras forças políticas ainda devem tentar entrar no páreo.

O cenário eleitoral também deve influenciar o ano do legislativo em Barueri, mas com a diferença de que o poder no legislativo segue nas mãos de Toninho Furlan (PDT), reeleito para a presidência no ano passado com ampla maioria - apenas a vereadora Doutora Cláudia (PDT) foi contra.

Irmão do prefeito Rubens Furlan (PSDB), Toninho elencou medidas para melhorar a sustentabilidade da Câmara como meta para este biênio. Dentre as medidas está o avanço no uso de energia solar. Em paralelo, comandará uma Casa que atualmente possui uma ampla base de apoio ao grupo político. O desafio será manter a unidade.

No entanto, Toninho diz que ainda é cedo para discutir a questão eleitoral e que a prioridade é a Lei de Diretrizes Orçamentária. "Não queremos antecipar a disputa eleitoral de 2024. A atuação da Câmara Municipal não deve se pautar por isso, seguiremos trabalhando normalmente e votando os projetos de acordo com o interesse da população de Barueri, como sempre fizemos", afirmou.

Furlan pretende emplacar o vice-prefeito Roberto Piteri (PSDB) como candidato à sucessão, enquanto o ex-prefeito Gil Arantes (União) vem sinalizando o desejo de voltar ao comando do Executivo.

Na Câmara, a base de Furlan tenta evitar o cenário visto em 2010, quando Gil conseguiu a adesão de alguns parlamentares da Casa, nas vésperas da eleição de 2012. Pesa contra essa possibilidade o avanço do grupo de Furlan, que conquistou uma votação expressiva da deputada estadual eleita Bruna Furlan (PSDB) na eleição do ano passado. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/