Domingo, 28 Abril 2024

Política

Barueri e Santana de Parnaíba têm ao menos 13 candidatos a deputados

Política

Barueri e Santana de Parnaíba têm ao menos 13 candidatos a deputados

Campanha começou nesta semana; Barueri registra maioria dos nomes que concorrem ao pleito 

A campanha eleitoral começou na terça-feira (16) e o cenário para políticos da região que tentam uma vaga na Assembleia Legislativa e Câmara Federal ficou mais claro com a oficialização dos nomes. Levantamento da Folha de Alphaville aponta ao menos 13 candidatos de Barueri e de Santana de Parnaíba na disputa.

O número pode ser maior, porque o levantamento foi feito com base nos anúncios e na apuração da reportagem. Por ser uma eleição estadual e nacional não há separação por cidades no site da Justiça Eleitoral.

Alguns nomes já são velhos conhecidos dos eleitores e outros disputaram as últimas eleições para o cargo de vereador ou para a prefeitura.

Em Barueri, são 11 nomes na disputa, sendo cinco concorrentes para estadual e seis para federal.

Bruna Furlan (PSDB) é a mais conhecida. Após três mandatos na Câmara dos Deputados, ela decidiu concorrer ao cargo de deputada estadual.

Também estão em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa Leandro Canaã (Avante) e Marcelo Fusco (União) e Dejanira Tarzan (PDT), filha do ex-vereador Tarzan. Fecha a lista Rose Soares (PSOL) que integra o coletivo Petras - modalidade de candidatura coletiva em que várias integrantes disputam e uma assume o mandato oficialmente.

Barueri também tem seis nomes confirmados para a disputa de deputado federal. Milton Monti (PSD), cuja carreira política começou no interior, é o principal nome que vai dobrar com Bruna na cidade, após a aproximação do grupo do prefeito Rubens Furlan (PSDB), de quem foi secretário.

Um vereador também está na corrida eleitoral. Rodrigo Rodrigues (PSC) foi o único dos 21 parlamentares que levou a postulação para a Câmara até o fim. Por outro lado, dois candidatos à Prefeitura em Barueri, em 2020, tentam uma vaga em Brasília: Mari Tavelli (SD) e Reinaldo Monteiro (União).

Japa (União) e Andréa Reis (Avante), completam o ciclo de federais de Barueri. Eles são próximos do ex-prefeito Gil Arantes (União) e vêm participando de atos do político, assim como Canaã e Fusco.

Parnaíba

A vizinha Santana de Parnaíba vem com ao menos dois nomes na corrida eleitoral, cada uma de um grupo político da cidade, mas disputando cargos diferentes. O deputado estadual Marmo Cezar (PDT) disputa a reeleição e é um dos cabos eleitorais do filho, Elvis Cezar (PDT), que é candidato ao governo do estado.

Do outro lado está o vereador Silvinho Filho (PSD), filho do ex-prefeito Silvinho Peccioli (PSD) e que concorre a uma vaga de deputado federal. Ele também terá uma dobrada com Bruna Furlan. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/