Domingo, 28 Abril 2024

Política

380 mil eleitores vão às urnas e 18 lutam por vaga de deputado em Barueri e Santana de Parnaíba

Corrida eleitoral Política

380 mil eleitores vão às urnas e 18 lutam por vaga de deputado em Barueri e Santana de Parnaíba

Cidades tentam emplacar nomes em meio polarização nacional e disputa de grupos locais 

Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, que integram Consórcio Intermunicipal, somam 1,7 milhão de eleitores (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Chegou a hora . No próximo domingo (2) será realizado o primeiro turno das eleições 2022. Enquanto o Brasil caminha para o desfecho da angustiante disputa da presidência, 18 candidatos de Barueri e de Santana de Parnaíba buscam uma vaga de deputado estadual e federal em uma campanha marcada pela polarização nacional.

Ao todo, as duas cidades contam com 380 mil eleitores e votarão em 85 escolas. Vão escolher presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal, em uma campanha atípica. Candidatos da região tiveram que driblar o desinteresse pelos legislativos, enquanto o noticiário foi tomado por Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

Os últimos dias de campanha foram marcados por reuniões com moradores e a intensificação da propaganda.

Além disso, a disputa deste ano põe à prova a mudança de Bruna Furlan (PSDB). Ela disputa pela primeira vez uma vaga de deputada estadual, após 12 anos de atuação na Câmara dos Deputados. Ao mesmo tempo, o grupo do prefeito Rubens Furlan (PSDB) tenta emplacar Milton Monti (PSD) como federal.

A votação também coloca em choque dois grupos políticos da cidade. O ex- -prefeito Gil Arantes (União) tem apoiado Japa (União) para federal, entre outros nomes, além de Dejanira Tarzan (PDT) e Leandro Canaã (Avante) para estadual.

Parnaíba

A mesma divisão de votos pode ocorrer em Santana de Parnaíba. Eleito em 2018, Marmo Cezar (PDT) tenta a reeleição, desta vez sem o apoio dos baruerienses que estão focados em Bruna. Cezar, contudo, conta com a visibilidade do filho, Elvis Cezar (PDT), que tem percorrido o estado pela disputa de governador. O irmão de Elvis, Wesley Cezar (PDT), concorre a federal.

Parnaíba tem também a tentativa do vereador Silvinho Filho (PSD), que disputa uma vaga de federal. Ele é filho do ex-prefeito Silvinho Peccioli (PSD). 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/