Sábado, 13 Agosto 2022

Nacional

Brasileiros confiam mais em líderes religiosos do que em cientistas

Nacional

Brasileiros confiam mais em líderes religiosos do que em cientistas

Entre as fontes não confiáveis, estão: políticos (72%), jornalistas (6%) e líderes religiosos, artistas e militares (4%) 

Entre as fontes não confiáveis, estão: políticos (72%), jornalistas (6%) e líderes religiosos, artistas e militares (4%)

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações elaborou em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), uma pesquisa mostrando que brasileiros confiam mais em líderes religiosos do que em cientistas.

"Quais os impactos que a pesquisa científica traz para a sua vida e para a do restante dos brasileiros?, foi essa a pergunta do CGEE.

Os resultados mostram que 31% dos entrevistados enxergam apenas benefícios na ciência. Queda expressiva, se comparada com os 54% de 2015.

90% dos brasileiros não conseguiram citar o nome de um cientista e 88% não souberam apontar campos de pesquisa no país. Foram ouvidas 2,2 mil pessoas com mais de 16 anos, de todas as regiões.

A 5ª edição do estudo 'Percepção Pública da C&T no Brasil' teve resultados divulgados na segunda-feira (22), em sessão da 71ª 'Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência' (SBPC). A margem de erro é de 2,2%.

Em contrapartida, líderes religiosos ganham destaque nos pensamentos dos entrevistados. 15% dos ouvidos se lembram do nome de pelo menos uma liderança.

Para os autores, entretanto, os cientistas podem comemorar, já que não estão entre as fontes não confiáveis. O campo abriga políticos (72%), jornalistas (6%) e líderes religiosos, artistas e militares (4%).

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/