Sexta, 19 Abril 2024

Imóveis

Em 24 horas, empresa de Alphaville constrói uma casa durante evento

Imóveis

Em 24 horas, empresa de Alphaville constrói uma casa durante evento

ATAI Engenharia participa do Feicon Batimat 2019 com projeto de uma residência popular 

Carlos André é o dono da ATAI engenharia e responsável pelo projeto (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Com o objetivo de auxiliar a redução do déficit habitacional brasileiro, a ATAI Engenharia é uma das empresas convidadas a participar do desafio Casa24h, que acontece na feira Feicon Batimat 2019, no Salão Internacional da Construção e Arquitetura, entre os dias 9 e 12 deste mês, em São Paulo. Liderada pelo engenheiro, empresário e morador de Alphaville, Carlos André, a equipe terá a missão de levantar uma casa de 45,6 m2, com sala, dois quartos, cozinha e 1 banheiro.

Unindo criatividade, tecnologia e sustentabilidade, a moradia será construída ao vivo, diariamente na Feicon. Entre as metas estabelecidas, o projeto precisou se enquadrar na mesma faixa de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

No contexto atual do Brasil, o déficit habitacional é de quase 8 milhões de moradias. Segundo estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para combater este problema, seria necessário construir 1 milhão e 200 mil habitações até 2029, com um volume de100 mil unidades por mês.

Proposta
A convite da Inovatech, Engenharia, consultoria de sustentabilidade na construção civil que se uniu a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, a ATAI Engenharia integra a lista de participantes do desafio. A construção da casa acontecerá em três sessões, nos primeiros dias da feira, totalizando 24 horas.

"A casa foi concebida considerando transformações e deficiências que os moradores venham a ter ao longo do tempo e pode ser adaptada de acordo com a idade dos mesmos, níveis de mobilidade. Esse modelo apresentado na Feicon está dentro do padrão de moradia popular, mas pode ser adaptado a qualquer projeto até para uma casa de alto luxo", completou o engenheiro.

O público poderá fazer visitas guiadas pelos cômodos. "Estamos realizados em contribuir neste esforço conjunto para criar soluções que auxiliem nos problemas enfrentados pelo setor da construção civil nacional, como a baixa produtividade e a demanda por excelência nas edificações", disse Carlos André. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/