Colégio Objetivo

Caio Augusto Siqueira: das salas de aula do Colégio Objetivo Integrado diretamente para o MIT

Por Colégio Objetivo
25/03/2022

"Minha participação em olimpíadas científicas foi fundamental para chegar ao MIT, e nada disso teria sido possível se o Objetivo não tivesse me inserido a fundo nesse mundo e me dado todo o suporte de estudo."
Caio Augusto Siqueira


Dedicação, apoio escolar e familiar e muita sede de conhecimento são fatores que fazem parte da trajetória de Caio Augusto Siqueira da Silva, 18 anos. O ex-aluno do Colégio Objetivo Integrado foi aceito no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, EUA um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo e presença garantida no topo dos maiores rankings de qualidade em Educação.

O início das aulas está previsto para setembro, e Caio pretende cursar Ciência da Computação. "É a área que mais se conecta comigo. Associo muito programação e computação com a ideia de resolver questões e estudar profundamente sobre a resolução de problemas", comenta.

Para chegar ao MIT, Caio passou por um rigoroso processo que envolveu provas de proficiência em inglês, testes e entrevistas. Ele conta que para ser admitido em universidades estrangeiras é preciso escrever as redações segundo os temas propostos, participar dos testes padronizados e apresentar cartas de recomendação dos professores do colégio. "Basicamente, o estudante deve mostrar quem é numa perspectiva pessoal e acadêmica."

Para quem deseja seguir seus passos, Caio dá uma dica: "Diria para a pessoa tentar ser ativa no Ensino Médio e fazer algo além do que é exigido na escola, como participar de projetos que lhe agradam, estudar para as olimpíadas, entrar em grupos de que gosta. O processo de admissão é muito mais sobre quem é o aluno fora da escola do que sobre notas em testes, e mostrar que você aproveita o seu tempo para fazer o que gosta é muito bom."

DNA olímpico

Em 2021, o aluno obteve uma importante conquista para o Brasil: a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física (IPhO), organizada pela Lituânia. "Essa premiação foi um fator importante para o ingresso no MIT, por mostrar a minha dedicação e vontade de estudar. Tentei demonstrar como eu gostava de aprender. A medalha foi a forma de provar isso a eles", conta.

Sua vocação para o estudo e pesquisa científica vem de longe. Há muito tempo, o empenho de Caio é conhecido por todos. Em 2019, quando ainda cursava a 1ª série do Ensino Médio, ele foi medalhista de ouro na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO), realizada no Catar.

Hoje, suas conquistas olímpicas somam mais de 20 medalhas em competições de Física e Ciências. "Foi um espaço para que eu pudesse ir além nos assuntos de que gostava simplesmente pelo prazer de estudar mais. Ao mesmo tempo, foi uma porta para um mundo totalmente diferente do que eu estava acostumado e conseguir estudar no MIT é a prova disso."

Valéria Siqueira, mãe de Caio, relata que sempre soube do "DNA olímpico" do filho, mas considerava que o seu potencial era pouco explorado em outras escolas. "O Colégio Objetivo, com seu programa de imersão e forte preparação para olimpíadas científicas, foi um divisor de águas na formação de Caio e superou todas as nossas expectativas, pois foi capaz de extrair dele a excelência que acreditávamos que havia. O material didático disponível, os professores, o acompanhamento constante, tudo isso nos dá a certeza de que foi a decisão mais acertada que tivemos."

Para ela, é uma felicidade incrível acompanhar a concretização do sonho do filho: "Com todos os méritos pessoais de dedicação, determinação e superação, Caio nos fez voltar no tempo e pensar em todos os pontos que contribuíram para esse resultado. A sensação é de que tudo foi uma construção que contou com uma rede de apoio da qual fazem parte a família, amigos e uma sólida instituição escolar que forneceu os meios para ele explorar todo o seu potencial."

Veja mais notícias sobre Folha Content.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha