Bodytech

Bodytech inova o BT Care, programa que aponta para os novos caminhos da saúde, e lança projeto inicialmente no Rio de Janeiro e São Paulo

Bodytech
18/06/2021

Programa de treinamento foi todo repaginado e tem como objetivo a melhora da imunidade, função muscular, saúde mental e perda e controle de peso

A população necessita cada vez mais de atividades físicas para aprimorar todos estes pilares com total foco na qualidade de vida e no envelhecimento saudável

Um dos programas de treinamento de maior sucesso da rede de academias Bodytech está de volta: o BT Care. Inicialmente, foi criado para atender os alunos que tinham alguma condição especial, idosos, gestantes ou com alguma patologia como diabetes, pressão alta ou quem tem necessidade de um cuidado especial durante os exercícios.

A pandemia do Covid-19 mostrou novas formas de se praticar atividades físicas, como por exemplo em casa com o próprio peso do corpo ou com auxílio de objetos utilizados no dia a dia e de forma online com aulas ministradas por educadores físicos, e assim as pessoas puderam descobrir novos prazeres na hora de se exercitar. De alguma maneira, a saúde se tornou prioridade na vida de todos.

A rede Bodytech sempre pioneira, remodelou imediatamente o BT Care, e entendeu o mercado, onde em 2060 os idosos acima de 65 anos representarão mais de 25% da população, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Metodologia e Pilares

O BT Care retorna para a grade da Bodytech para atender o público 50+ e todos aqueles que necessitam de auxílio individualizado, especializado e personalizado prescrito por um profissional de educação física.

O principal objetivo do BT Care é incentivar e motivar cada vez mais essas pessoas a treinarem e que os exercícios físicos passem a fazer parte da rotina diária auxiliando na estabilidade, mobilidade, equilíbrio, força e saúde cardiovascular. A atividade física melhora a imunidade, saúde mental, função muscular e emagrecimento.

Um estudo publicado em 2021 pela Revista Sports Med, reunindo pesquisadores de universidades inglesas, escocesas, belgas e espanholas, mostra que praticar 150 minutos, pelo menos, durante a semana reduz o risco de morte por doenças infecciosas, incluindo o Covid-19 em 37% e diminui a chance de contraí-lo em 31%.

Além disso, evidências científicas que foram analisadas pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) provam que a força e a massa muscular ajudam a prever o tempo de internação, o que enfatiza o valor da saúde muscular no prognóstico dessa doença.

"Praticar exercícios todos os dias é um hábito importante para o bem-estar do corpo e da mente, mas, acima de tudo, incluir a atividade física na rotina ajuda a prevenir e combater doenças graves. Esse é o princípio do Programa Care. Por conta das sequelas deixadas pela Covid-19, decidimos remodelar o programa, e incluir novos protocolos de atendimento, e para reforçar o time convidamos especialistas da área médica, que serão os embaixadores do projeto. Nosso objetivo principal é promover a busca da saúde, onde nossos instrutores assumem um papel de consultor de qualidade de vida. As prescrições serão voltadas para a melhoria do sistema imunológico, perda de peso, saúde mental e melhoria da força muscular", explica Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.

Especialistas da Medicina chancelam o BT Care e tornam se embaixadores do projeto

Para chancelar o programa BT Care, a Bodytech conta com um time de embaixadores que estarão empenhados em auxiliar todo o time de educadores físicos da rede a promover a saúde de forma ainda mais assertiva, comprovando os benefícios da prática, seja para parte cardiovascular, metabólica, imunológica, sanguínea, fortalecimento ósseo, emagrecimento e diminuindo consideravelmente os riscos de contrair doenças. Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de um mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, andar de bicicleta, pular corda, correr, dançar, praticar musculação, entre muitas outras.

O geriatra Rodrigo Buksman, especialista em geriatria pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), faz parte desse time e endossa a importância de se oferecer para o público um programa como o BT Care: "Diferentemente dos mais jovens, faz parte da realidade dos "50 plus" a presença de mais doenças desenvolvidas ao longo da vida, risco maior de lesões e dificuldades na adesão aos programas de treinamento. Desse modo, é natural que esse público receba atenção especial, inclusive, porque à medida que envelhecemos, a relação entre atividade física e longevidade torna-se cada vez mais estreita, especialmente no contexto da pandemia que se tornou parte do nosso cotidiano sem data para acabar, o investimento em promoção de saúde nessa faixa etária de maior risco merece ainda mais destaque", diz Dr. Rodrigo.

"Quem faz exercícios é mais saudável. Durante a pandemia do Covid-19 ficou claro que doenças ocasionadas pelo sedentarismo como obesidade e diabetes afetam o sistema imunológico e estão associadas a quadros mais graves da doença. Após os 50 anos, há maior perda de massa muscular, predisposição para ganho de peso e maior incidência de doenças crônicas. O exercício deve ser visto como um medicamento que melhora a saúde e a qualidade de vida de quem pratica. O atendimento individualizado do BT Care, proporciona um treino específico e direcionado que permite melhores resultados e torna a academia um ambiente mais seguro e confortável para essas pessoas", defende a médica Priscilla Martins, Mestre em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Já o médico ortopedista Sérgio Mauricio, a saúde é um completo bem-estar físico, mental e social. "Diferente do que se pensava no passado, exercícios para fortalecimento, melhora do equilíbrio e os aeróbicos não só previnem doenças como artrose e tendinites, como são utilizadas para o seu tratamento. No ano passado, o confinamento foi responsável por inúmeras pessoas sedentárias com perda de massa muscular, massa óssea e mobilidade global. Temos inúmeros relatos de pessoas que sentiam muitas dores pelo corpo e conseguiram através de uma prática segura de exercícios o alívio dos sintomas. A prática da atividade física auxilia no controle do humor e na melhora da imunidade. Estar ativo é de grande valia na prevenção da depressão e ansiedade nesses tempos, uma joia rara no equilíbrio de mente e corpo", afirma Dr. Sergio, especialista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

E para completar o time de embaixadores, a Dra. Marcela Moreira, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, reforça que unir profissionais de várias áreas que compartilham dessa visão é uma iniciativa brilhante. "A expectativa de vida da população vem aumentando e pessoas com 50-60 anos poderão viver por muitos anos cheios de vigor e saúde se tiverem alguns cuidados específicos. O exercício físico regular de moderada intensidade estimula a imunidade e auxilia na prevenção de inúmeras doenças que pioram o prognóstico da infecção pelo COVID-19. Esse hábito é extremamente importante para evitar as formas graves da doença", finaliza a médica.

Inicialmente, o BT Care estará disponível em todas as unidades do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. O programa não tem custo adicional na mensalidade dos alunos. Os instrutores ficarão diariamente, em um período de seis horas, divididos em dois turnos, na sala de musculação. "Nosso objetivo, claro, é expandir o mais rápido possível para todas as academias Bodytech do país", conclui Eduardo Netto.

Veja mais notícias sobre Folha Content.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha