Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Melhorias viárias na Rodovia Castello Branco devem impulsionar a valorização local
As perspectivas para o mercado imobiliário de Alphaville em 2026 são positivas. Construtoras e incorporadoras da região, entre elas a MPD Engenharia, afirmam enxergar o próximo ano com otimismo.
Segundo Débora Bertini, diretora-geral de Incorporação da empresa, os indicadores do setor, com base em dados do Secovi-SP, apontam que o mercado paulista mantém uma trajetória de recuperação, com crescimento consistente em lançamentos e vendas desde 2024. Esse cenário, de acordo com ela, favorece regiões consolidadas e de alto padrão.
"Em Barueri, por exemplo, o preço médio de venda de imóveis residenciais atingiu a média de R$ 10.977/m², com valorização anual de +9,23%, segundo o FipeZAP, reforçando o dinamismo local. A combinação de oferta controlada, infraestrutura robusta e demanda por qualidade de vida tende a sustentar o interesse por produtos diferenciados em Alphaville".
A CNL Empreendimentos também compartilha da visão otimista e aposta que as melhorias viárias impulsionarão a valorização local. A empresa cita a conclusão das obras de extensão das pistas marginais da rodovia Castello Branco e a remodelação dos trevos de Barueri e Alphaville, prevista para junho do próximo ano, como fatores determinantes.
"O término agora da obra da Castello Branco deve trazer essa onda novamente aliado à busca das famílias por mais segurança, assunto que Alphaville é referência", explicou.
Para a NLS Incorporadora, a tendência é de manutenção da alta demanda por imóveis de alto padrão em 2026.
"Acreditamos que a procura deve crescer de forma consistente. Há uma combinação de fatores favoráveis, como o avanço das obras de mobilidade, o fortalecimento do comércio e da oferta de serviços locais e o aumento da procura por empreendimentos que reúnam bem-estar, lazer e conveniência no mesmo endereço".
Força da região
Mesmo diante de variações econômicas, Alphaville segue firme como um dos polos mais sólidos do setor imobiliário. De acordo com Débora Bertini, por se tratar de um mercado maduro, com estoque limitado e forte apelo junto ao público de médio e alto padrão, o bairro tende a apresentar desempenho acima da média nacional em preço e liquidez.
"Enquanto outras regiões do país podem reagir de forma mais sensível às variações nas taxas de juros e políticas de crédito, submercados consolidados como Alphaville costumam apresentar resiliência superior. Essa característica tem se confirmado nos últimos ciclos: além da valorização expressiva do m², o número de novos lançamentos residenciais em Santana de Parnaíba cresceu 682% em 2024, segundo dados setoriais", enfatizou Débora.
A NLS reforçou que a vocação de Alphaville para empreendimentos diferenciados também contribui para sua estabilidade frente às oscilações econômicas.
"O mercado local é fortemente movido por clientes finais, o que garante mais estabilidade e menor dependência de investidores especulativos. O nível de profissionalização das incorporadoras que atuam na região e o perfil qualificado dos compradores também contribuem para manter o ritmo de crescimento acima da média".
Lançamentos
Para o próximo ano, as construtoras devem continuar investindo no bairro. A MPD Engenharia afirmou que tem projetos em andamento para serem lançados em 2026 tanto na região de Alphaville com na capital paulista.
"Além dos lançamentos, a empresa investe em ações locais para impulsionar o mercado imobiliário e fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros. Um exemplo é a campanha Invest Bem, que chega à sua 9ª edição com foco na comercialização de empreendimentos em obra ou prontos, como o Terrah, Florá, Singular e Neo Alphaville. A iniciativa reforça o compromisso da MPD em oferecer produtos de alto padrão e em constante valorização, ao mesmo tempo em que movimenta o setor de forma responsável e sustentável. Para 2026, continuaremos monitorando atentamente o cenário econômico e os indicadores do setor, sempre buscando contribuir com o crescimento ordena- do e qualificado de Alphaville", disse Débora.
A CNL Empreendimentos afirmou que prevê dois novos lançamentos, considerando lançar na cidade de São Paulo também. A NLS disse que tem um pipeline robusto de lançamentos para 2026, dando continuidade à fase de expansão iniciada em 2025.
"São investimentos de mais de R$ 2 bilhões em pelo menos três novos empreendimentos, incluindo projetos residenciais de alto padrão e um conceito inédito de lazer e bem-estar: o Ocean Club. Todos seguem a filosofia da empresa de unir inovação, arquitetura contemporânea e sustentabilidade, reforçando o compromisso da NLS com a evolução urbana e a valorização de Alphaville", apontou a NLS.