Animais em casa pedem cuidados

Inspiração - Experientes em projetos envolvendo bichos, arquitetas dividem seus conselhos (Evelyn Müller)

É preciso adaptar o espaço da casa da melhor forma possível para que animais e humanos convivam em harmonia. Veja os conselhos de Daniele Okyhara e Beatriz Ottaino, da Doob Arquitetura, e Ana Yoshida, do escritório Ana Yoshida Arquitetura e Interiores, experientes em projetos envolvendo bichos:

Segurança e acessos
Os pets precisam de espaço de descanso, alimentação e necessidades fisiológicas. Para facilitar o acesso, passagens podem ser instaladas nas portas. "Para quem mora em apartamentos ou sobrados, é imprescindível investir em redes de proteção nas janelas e varandas", lembra Ana Yoshida.

Chão
Laminados e madeira são contraindicados. "O material sofre com os arranhões, deteriora com a acidez da urina dos cães e limita o processo de limpeza, já que não podem ser lavados", diz Beatriz Ottaiano. Vá de porcelanato ou piso vinílico. Esse últimonão pode ser lavado com balde, mas apresenta resistência maior à água.

Móveis e objetos
Opte por estantes fechadas para evitar acidentes. A marcenaria pode ser pensada para proporcionar uma "escalada" mais difícil para os gatos. As cadeiras ideais são as de polipropileno ou polietileno, mais fáceis de limpar.

No caso de tecidos, fibras sintéticas são indicadas, além de tramas fechadas _mais resistentes a "garras". Impermeabilizar ou blindar ajuda na conservação. "Tendência na decoração, a lona de caminhão também é bastante usada", afirma Daniele Okyhara. Escolha persianas de rolo como cortinas. Já para os tapetes, fibras sintéticas de vinil e poliéster são laváveis e apresentam trama fechada.

Paredes
As melhores escolhas são tintas acrílicas laváveis e escuras. No caso de papel de parede, versões de vinil podem ser facilmente higienizadas com pano úmido.

Descanso
Estofados são perfeitos para o "cantinho do sono". Mas, para quem quer construir uma casinha, um bom material é o pistão, que é fácil de limpar e permite a circulação de ar. Construir a casinha sobre uma base de alvenaria elimina a necessidade de suspendê-la na limpeza. 

Veja mais notícias sobre Especiais.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 14 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário