Sábado, 20 Abril 2024

MKT & Negócios

Tem um celular antigo sobrando? Confira o que fazer com ele para aproveitá-lo!

tecnologia Empresas

Tem um celular antigo sobrando? Confira o que fazer com ele para aproveitá-lo!

Saiba como você pode utilizar aquele seu telefone móvel mais velhinho

Saiba como você pode utilizar aquele seu telefone móvel mais velhinho. (Foto: Divulgação)

Atualmente, vem sendo um pouco difícil acompanhar a velocidade com que a tecnologia avança - e quando o assunto são smartphones nem se fala. Então, antes de você adquirir um celular novo, seja ele com sistema operacional iOS ou Android, não precisa necessariamente revender ou descartar seu aparelho "antigo". Isso porque, mesmo que este ele já tenha alguns anos de uso, muito possivelmente ele ainda estará apto para realizar diversas tarefas, e não ficar somente pegando poeira ou esquecido em uma gaveta. Temos algumas sugestões de como você pode utilizar aquele seu telefone móvel mais velhinho.

Reserva

Infelizmente, não podemos prever quando o nosso tão querido smartphone irá sofrer uma queda ou apresentar algum tipo de defeito. Mesmo que novo, o dispositivo não estará livre de infortúnios, como acidentes e falhas em seu processo de fabricação. Então, pode ser uma ótima ideia ter um aparelho secundário como "plano b" para suprir suas necessidades em casos de emergência. Desta forma, essa prática é muito mais simples e barata do que simplesmente ir comprar um novo celular.

Controle remoto

Muitos dos novos aparelhos eletrônicos já estão vindo da fábrica embutidos com sensores que podem utilizar smartphones como um controle remoto. Dessa forma, aquele seu celular que está esquecido no fundo da gaveta pode ganhar uma nova vida sendo a mais nova ferramenta de gerenciamento de dispositivos do seu lar. Além disso, você pode utilizar esse celular para acessar diferentes funções em equipamentos de streaming, como o Chromecast por exemplo. Já que o software desses smartphones mais antigos ainda são mais rápidos e mais fáceis de se utilizar do que os instalados em muitas smart TVs. Desse jeito, ficará muito mais fácil buscar aquela série ou filme no seu final de semana.

"Novo" console retrô

Você pode achar seu smartphone antigo, já que todos os anos são lançadas novidades para este setor, mas esses aparelhos ainda podem comportar gadgets voltados somente para jogos. Talvez ele não rode alguns títulos mais pesados como o Fortnite e o GRID Autosport, porém, há diversos apps que possibilitam a instalação de jogos mais antigos, e há também plataformas especializadas em títulos clássicos, como os cassinos online confiáveis, onde você encontra uma variedade de games de mesa otimizados para funcionar em diversos aparelhos, além de um ambiente seguro para sua jogatina. Assim sendo, com um pouquinho de dedicação, você terá uma console retrô nas palmas das suas mãos.

Reprodutor de mídia

Muitos de nós passamos pela transição do celular tradicional (quem não lembra do Nokia lanterninha?) para os tecnológicos smartphones. Na época dos aparelhos mais antigos, era comum andarmos por aí com pelo menos dois dispositivos. Um telefone móvel e o outro, geralmente era um reprodutor de mídia - no Brasil a grande maioria de nós tinhamos algum tocador de MP3, enquanto no exterior a moda era o iPod. Felizmente, os celulares atuais não sofrem desse problema, contudo, quem é fã de audiobooks ou até mesmo podcasts, pode relembrar e até mesmo reviver um pouco dessa nostalgia e usar outro aparelho somente como reprodutor de mídia. Com isso em mente, até os smartphones mais básicos atualmente conseguem ter essa função, ficando muito mais simples para você economizar a bateria do seu celular principal durante o dia-a-dia.

Componentes internos

Caso você não queira seguir com nenhuma das sugestões anteriores, você pode aproveitar que há diversas assistências especializadas de "restaurar" aparelhos mais antigos ou com alguma avaria. Talvez valha a pena ir até um desses locais fazer um orçamento e, caso seja válido para você, realizar alguns reparos e revender seu dispositivo em boas condições. Mas, quando o reparo não é viável, há o último recurso: antes de pensar em descartar seu dispositivo, desmonte-o e comercialize seus componentes. Há várias plataformas online de vendas focadas somente neste nicho. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/