Segunda, 25 Outubro 2021

MKT & Negócios

Loja virtual de produtos orgânicos chega em Alphaville e amplia mercado da região

Empresas

Loja virtual de produtos orgânicos chega em Alphaville e amplia mercado da região

A Raízs visa acabar com desperdício de comida e criar uma ponte entre os pequenos produtores e os consumidores  

A Raízs visa acabar com desperdício de comida e criar uma ponte entre os pequenos produtores e os consumidores (Foto: Unsplash)

Desde dezembro deste ano, a região de Alphaville conta com um novo mercado online de produtos orgânicos. Criada em 2015, a startup Raízs nasceu com o objetivo de acabar com desperdício de comida e criar uma ponte entre os pequenos produtores e os consumidores de diferentes regiões. A plataforma conseguiu um bom crescimento nos últimos dois anos e, desde então, começou a ampliar o alcance dos negócios.

Em 2019, a plataforma terminou o ano com um faturamento de R$ 3,5 milhões e com acordo para trabalhar com cerca de 700 produtores. Após quase um ano, a startup teve um crescimento que superou os 200% e irá fechar as contas de 2020 com uma receita acima dos R$ 8 milhões. O número de produtores que trabalham com a empresa também cresceu e, atualmente, são cerca de 800 fornecedores diferentes de alimentos orgânicos no site.

Os alimentos orgânicos estão em alta no mercado brasileiro, assim como no resto do mundo, pelo fato de incentivar o consumo e a produção mais sustentável. Nos últimos anos, o cuidado com meio ambiente e com a própria saúde das pessoas se transformou em um assunto mais popular. Por exemplo, na lista dos melhores documentários da Netflix, estão algumas produções como Food Choices e Rotten, que abordam as temáticas de alimentação saudável e do consumo de comidas orgânicas.

Além do sucesso nas plataformas de streaming, o meio ambiente e a natureza são temáticas que estão ganhando cada vez mais espaço em diferentes formas de entretenimento digital. No caso dos jogos de smartphone, o portal Porvir.org possui uma lista de títulos para celular que ensinam bastante sobre sustentabilidade nos tempos atuais. Até mesmo as plataformas de cassino online, como mostra a lista do portal VegasSlotsOnline, estão dando atenção ao tema. A natureza é uma das temáticas mais populares das máquinas caça-niqueis virtuais de alguns dos sites indicados. Ou seja, o tema está em alta e ganhando espaço na rotina diária de quase todas as pessoas.

Outras iniciativas

Apesar do projeto inovador, a startup Raízs não é uma precursora desse movimento em Alphaville. Várias outras iniciativas já existem na região com o objetivo de aumentar o consumo de alimentos orgânicos das pessoas e, em simultâneo, fomentar o trabalho de pequenos agricultores. Entretanto, a chegada de mais uma empresa é sempre positiva, pois os grandes mercados ainda dominam o setor.

No ano passado, por exemplo, nós fizemos uma reportagem sobre a presença da loja Limão Empório Orgânico em Alphaville. A empresa foi o primeiro empório 100% orgânico fixo na região, contando com mais de 600 produtos certificados. Até hoje, o negócio tem como objetivo aumentar o consumo de produtos orgânicos na região, principalmente oferecendo delivery em vários endereços.

Outras marcas de lojas, como a Aldeia Orgânica, o Horti VittaI e a Itahyê Orgânicos, também estão presentes em Alphaville e conseguindo algum sucesso. O objetivo desses locais é mostrar que a alimentação orgânica possui vários benefícios e, apesar de ser um pouco mais cara, vale a pena pelo lado saudável. Por enquanto, o efeito parece ser positivo, pois mais iniciativas estão aparecendo na cidade.

Vendas em alta

A ideia da startup Raízs é criar um negócio diferenciado em um setor que está em alta no Brasil. Em 2020, segundo dados divulgados pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), o consumo de produtos orgânicos cresceu mais de 50% no varejo tradicional. Além disso, a expectativa até o final do ano é de uma taxa ainda maior, se compararmos com as vendas de 2019. Isso significa que o ano foi positivo para este mercado, apesar de todos os problemas enfrentados.

Essa associação ainda divulgou que o interesse no tema está crescendo constantemente. O número de pessoas que acessaram o site oficial da Organis, que possui diversas informações sobre produtos orgânicos, ultrapassou a marca de 20 mil. Foi um recorde, pois o site nunca havia alcançado um número tão alto em apenas 30 dias. Um sinal de que mais pessoas estão querendo consumir ou empreender com os orgânicos.

Diferente dos varejos tradicionais, a Raízs tem como objetivo realizar todo o contato entre cliente e produtor via online. A plataforma é simples e funciona como uma loja virtual tradicional, onde é possível colocar os alimentos na cesta e depois finalizar as compras. Após alguns anos de sucesso no centro de São Paulo, a startup agora chega em Alphaville para ampliar o negócio e também o consumo mais saudável das pessoas, fazendo com elas possam conversar mais sobre saúde, sustentabilidade e meio ambiente. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 25 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/