Em 100 dias de operação, Ecovias investiu R$58,7 milhões no Sistema Castello-Raposo
A concessionária reduziu, no primeiro dia de operação, o valor dos pedágios
Durante 100 dias de operação, a Ecovias Raposo Castello, concessionária responsável pelo Sistema Castello-Raposo na região, investiu R$ 58,7 milhões na administração dos trechos que opera (Barueri e Santana de Parnaíba são contempladas), além de ter repassado R$ 7,5 milhões em ISS (Imposto Sobre Serviços) aos municípios.
Entre os destaques, no primeiro dia de atividade, a empresa aplicou a redução de cerca de 30% nos valores do pedágio, além dos programas Desconto de Usuário Frequente (DUF) e Desconto Básico de Tarifa (DBT), que oferecem abatimentos adicionais sobre os valores já menores.
Segundo a Ecovias Raposo Castello, neste período de 100 dias, as rodovias tiveram média diária de tráfego acima de 268 mil veículos, um total de 27,1 milhões no período.
Entre os destaques, no primeiro dia de atividade, a empresa aplicou a redução de cerca de 30% nos valores do pedágio, além dos programas Desconto de Usuário Frequente (DUF) e Desconto Básico de Tarifa (DBT), que oferecem abatimentos adicionais sobre os valores já menores.
Segundo a Ecovias Raposo Castello, neste período de 100 dias, as rodovias tiveram média diária de tráfego acima de 268 mil veículos, um total de 27,1 milhões no período.
Foram 23,3 milhões de passagens de automóveis e utilitários nesse intervalo em comparação a 3,8 milhões de passagens de caminhões, ou 86% e 14%, respectivamente. O maior movimento foi registrado em 16 de abril, na saída dos feriados de Páscoa e Tiradentes, com 310 mil veículos.
"Esse é apenas o começo de uma longa trajetória que teremos junto de nossos usuários, com muitas melhorias e inovações. Trabalhamos muito nesse período, mas temos muito mais a oferecer ao longo dos 30 anos que estaremos à frente dessas rodovias", destacou Igor Barros, diretor-superintendente da Ecovias Raposo Castello.
Atendimentos
As equipes da concessionária realizaram mais de 13,7 mil atendimentos nas vias. A rodovia que concentrou o maior volume de operações foi a Castello Branco, com 70% do total, e a Raposo Tavares, respondendo por 30%. Em média, foram atendidos 137 chamados por dia.
"Esse é apenas o começo de uma longa trajetória que teremos junto de nossos usuários, com muitas melhorias e inovações. Trabalhamos muito nesse período, mas temos muito mais a oferecer ao longo dos 30 anos que estaremos à frente dessas rodovias", destacou Igor Barros, diretor-superintendente da Ecovias Raposo Castello.
Atendimentos
As equipes da concessionária realizaram mais de 13,7 mil atendimentos nas vias. A rodovia que concentrou o maior volume de operações foi a Castello Branco, com 70% do total, e a Raposo Tavares, respondendo por 30%. Em média, foram atendidos 137 chamados por dia.
A maioria dos atendimentos foi por conta de panes mecânicas, 5,4 mil no total. Foram 869 trocas de pneus, 574 objetos na pista, 374 panes elétricas e 233 panes secas, entre outros incidentes atendidos pela equipe nos trechos sob sua administração.
Foram registrados 984 acidentes, que resultaram em 512 vítimas leves e moderadas, 23 graves e 20 fatais. O canal mais utilizado pelos usuários para solicitar atendimento à concessionária foi o 0800 270 0 280, que funciona como telefone e WhatsApp, com 4.418 chamadas nesses 100 dias. Três quartos dos chamados vieram da Castello Branco, e o restante da Raposo Tavares. Mais de 2,1 mil atendimentos tiveram origem no próprio CCO da concessionária, dado o monitoramento constante das vias.
Melhorias
Alguns dos principais trabalhos nesses 100 primeiros dias foram realizados pelos times de Manutenção e Conservação. Na Raposo Tavares, em particular, a empresa antecipou em quase 1 ano a recuperação total da iluminação na via em relação ao prazo do contrato de concessão. Além disso, foram reinstaladas câmeras de monitoramento viário, que não haviam sido repassadas à Ecovias Raposo Castello na transferência da administração. Hoje são sete câmeras na via.
Parceria Polícia Militar Rodoviária
Além da atuação direta, a concessionária também trabalha em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária. Para reforçar essa parceria, nesses primeiros 100 dias, a Ecovias Raposo Castello repassou 44 veículos ao 5º Batalhão de PMRv, responsável pelo policiamento nos trechos que administra. Foram 32 automóveis, entre carros de patrulha e comando e 12 motocicletas, todos com os mais modernos equipamentos para apoiar o trabalho dos policiais.
Canais
Foram registrados 984 acidentes, que resultaram em 512 vítimas leves e moderadas, 23 graves e 20 fatais. O canal mais utilizado pelos usuários para solicitar atendimento à concessionária foi o 0800 270 0 280, que funciona como telefone e WhatsApp, com 4.418 chamadas nesses 100 dias. Três quartos dos chamados vieram da Castello Branco, e o restante da Raposo Tavares. Mais de 2,1 mil atendimentos tiveram origem no próprio CCO da concessionária, dado o monitoramento constante das vias.
Melhorias
Alguns dos principais trabalhos nesses 100 primeiros dias foram realizados pelos times de Manutenção e Conservação. Na Raposo Tavares, em particular, a empresa antecipou em quase 1 ano a recuperação total da iluminação na via em relação ao prazo do contrato de concessão. Além disso, foram reinstaladas câmeras de monitoramento viário, que não haviam sido repassadas à Ecovias Raposo Castello na transferência da administração. Hoje são sete câmeras na via.
Parceria Polícia Militar Rodoviária
Além da atuação direta, a concessionária também trabalha em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária. Para reforçar essa parceria, nesses primeiros 100 dias, a Ecovias Raposo Castello repassou 44 veículos ao 5º Batalhão de PMRv, responsável pelo policiamento nos trechos que administra. Foram 32 automóveis, entre carros de patrulha e comando e 12 motocicletas, todos com os mais modernos equipamentos para apoiar o trabalho dos policiais.
Canais
A Ecovias Raposo Castello conta com o número 0800 270 0 280 para atendimento ao usuário, tanto por voz como por mensagens de WhatsApp. O usuário pode usar esse canal também para alertar a concessionária sobre problemas nas vias e para receber informações sobre condições de tráfego.