Sábado, 20 Abril 2024

MKT & Negócios

Companhias buscaram menos crédito pelo 4º ano, diz Serasa

Empresas

Companhias buscaram menos crédito pelo 4º ano, diz Serasa

A demanda recuou 3,5% na comparação com o ano anterior. Eleições contribuíram para o resultado 

Quando analisado o porte da empresa, a solicitação caiu 3,6% nas micro e pequenas instituições (Divulgação)

A demanda das empresas por crédito recuou 3,5% em 2018 na comparação com o ano anterior, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, divulgado recentemente. Foi o quarto ano consecutivo de retração da procura das instituições por empréstimo.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a busca foi afetada negativamente no período citado pelas incertezas associadas à paralisação dos caminhoneiros, à interrupção do processo de aprovação de reformas estruturais no Congresso e às eleições presidenciais. "Tudo isto acabou diminuindo a confiança empresarial durante vários meses do ano passado, impactando a busca por crédito relacionada tanto a capital de giro quanto a investimentos", informou a Serasa.

As companhias de serviços retraíram suas demandas por crédito em 1,6%. Nas empresas industriais foi contabilizada diminuição de 4,5%, e nas organizações comerciais a queda na demanda por crédito em 2018 foi de 5,3%.

Sudeste
No ano passado, houve declínio de 4,0% na procura empresarial por crédito nas Regiões Norte e Nordeste. No Sudeste a redução foi até maior: 4,2%. Na direção contrária, as empresas da região Centro-Oeste expandiram suas demandas por crédito em 1,1% durante 2018 e as da Região Sul em 0,4%.
Quando analisado o porte da empresa, a solicitação por verba caiu 3,6% nas micro e pequenas instituições. Nas médias empresas foi anotada retração de 0,7% e, por outro lado, nas grandes empresas, avanço de 4,2%.

Metodologia
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa . A quantidade avaliada, nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições ou empresas não financeiras, é transformada em índice. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/