Sexta, 03 Outubro 2025

Educação

USP perde liderança entre universidades da América Latina, aponta ranking

Educação

USP perde liderança entre universidades da América Latina, aponta ranking

A nova líder do levantamiento é a  ontifícia Universidade Católica do Chile

(Marcos Santos/Usp Imagens)
Universidade de São Paulo (USP) caiu para a 2ª colocação no ranking das melhores universidades da América Latina e Caribe, elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). A líder do novo levantamento é a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Divulgado nesta quarta-feira (1º), o ranking avaliou 437 instituições com base em critérios como reputação acadêmica, empregabilidade, número de docentes por aluno e produção científica.

A USP destacou que os dados considerados no levantamento são de 2023 e ainda não refletem o desempenho mais recente da universidade. 

A USP destaca que o critério de aluno por professor não considera contratações recentes, o que teria impactado a nota. "Ainda assim, seguimos como a universidade brasileira mais bem colocada, o que reafirma nossa liderança", afirmou a instituição.

Outras brasileiras também figuram no top 10 da América Latina: Unicamp (3º), UFRJ (5º) e Unesp (6º). A Unesp subiu duas posições em relação ao ano passado. "Estar entre as cinco melhores já era esperado. Claro que gostaríamos do primeiro lugar, mas o terceiro é bastante honroso", comentou o pró-reitor da Unicamp.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/