Quinta, 02 Mai 2024

Educação

Caixa e BB começam as renegociações de dívidas do Fies nesta terça-feira (7)

Educação

Caixa e BB começam as renegociações de dívidas do Fies nesta terça-feira (7)

Estudantes terão até 100% de desconto em juros e multas 

Desconto pode alcançar até 99% do valor total da dívida. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Nesta terça-feira (7), a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) deram início a um processo de renegociação das dívidas de estudantes vinculadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Essa medida permite que estudantes endividados tenham a oportunidade de aliviar suas finanças com descontos significativos, podendo chegar a 100% de redução em juros e multas. Para aqueles que optarem por quitar integralmente o contrato, o desconto pode alcançar até 99% do valor total da dívida.

A autorização para essa renegociação foi concedida após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar uma lei na semana passada. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância de acelerar o processo para beneficiar aqueles que enfrentam dificuldades financeiras devido às dívidas do FIES.

"São mais de 1 milhão e 240 mil pessoas no Brasil que terão direito, e o presidente tem chamado de 'Desenrola da Educação'. Significa R$ 54 bilhões de dívidas desses brasileiros e brasileiras que muitas vezes estão com seu nome comprometido, o nome sujo, como se diz, no Serasa, e que terão oportunidade de renegociar suas dívidas. Inclusive, com condições muito favoráveis, podendo chegar até 99% do principal e 100% dos juros e multa, ou seja, a pessoa pode pagar 1% da dívida dependendo da condição que ela esteja", afirmou Camilo Santana após uma reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto.

A nova lei estabelece condições mais favoráveis de amortização para estudantes que possuem contratos do FIES celebrados até o final de 2017 e que tenham dívidas vencidas e não pagas até 30 de junho de 2023. O ministro da Educação ressaltou que mesmo aqueles que estão com suas obrigações em dia com o FIES terão vantagens especiais no pagamento de suas dívidas principais. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/