Quinta, 02 Mai 2024

Economia

Signatária do Pacto Global da ONU, Arqos lança seu primeiro residencial na região

Economia

Signatária do Pacto Global da ONU, Arqos lança seu primeiro residencial na região

A iniciativa busca promover práticas de sustentabilidade

Felipe Chukr diz que o desafio desde o início foi trazer transparênica na gestão da empresa (Foto: Divulgação)

Criada em 2021, a desenvolvedora imobiliária Arqos lançou recentemente seu primeiro projeto residencial na região de Alphaville, chamado Vista Alta. Desde a concepção de sua cultura corporativa, a empresa tem se preocupado com as questões ambientais, sociais e de governança, sendo uma signatária do Pacto Global da ONU.

Felipe Chukr, CEO da Arqos, afirma, desde o início, "o desafio sempre foi trazer transparência na gestão e uma preocupação social, tanto para o público externo quanto interno". Antes de ingressar na Arqos, Felipe assessorou transações de fusões e aquisições em setores como seguros, tecnologia, saúde e indústria, movimentando mais de R$ 1 bilhão em operações de compra e venda de empresas e captação de recursos em diversos setores.

Karen Freitas Alves, diretora de ESG, foi trazida para fortalecer a implementação desses princípios na empresa, garantindo sua incorporação desde o início.

Ambiental

A Arqos reconhece o impacto ambiental da indústria da construção civil e se compromete a preservar áreas verdes e reservas ambientais em seus projetos futuros, com composição mínima de 20%.

No caso do Vista Alta, primeiro empreendimento da Arqos, a empresa buscou a certificação Edge do IFC, uma iniciativa da International Finance Corporation (IFC) do Grupo Banco Mundial. Essa certificação tem como objetivo promover práticas sustentáveis na construção e operação de edifícios, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos. Ela estabelece critérios abrangentes para avaliar o desempenho sustentável de um edifício, visando a redução do consumo energético e hídrico.

Transparência e governança

A Arqos considera a transparência como base fundamental em seus processos e ações. Para reforçar esse compromisso, a empresa assinou o Pacto Global, uma iniciativa da ONU que busca promover práticas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

Como signatária do Pacto Global, a Arqos emite anualmente um relatório obrigatório que demonstra seu progresso nessas áreas, bem como os impactos de suas ações. Essas informações são disponibilizadas publicamente no site do Pacto Global, juntamente com os relatórios de outras empresas signatárias. Apesar de ser uma empresa enxuta, a Arqos possui planos ambiciosos para os próximos 10 anos e busca contribuir para um futuro melhor. A assinatura do Pacto Global demonstra seu comprometimento em agir de forma consciente e responsável, levando em consideração o impacto social, ambiental e econômico de suas atividades.

Vizinho legal

A Arqos valoriza o respeito pela vizinhança e pelo entorno em seus empreendimentos, como reflexo de sua abordagem ESG. Ao planejar o Vista Alta, a empresa contratou especialistas para estudar o impacto na vizinhança e no trânsito, visando implementar melhorias. Todo o processo é feito em parceria com a Prefeitura de Santana de Parnaíba. A Arqos busca analisar seu impacto e implementar melhorias, que podem incluir infraestrutura, drenagem urbana, ampliação de vias e contribuições para escolas e postos de saúde.

A empresa prioriza áreas verdes preservadas em seus projetos, garantindo a sustentabilidade e qualidade de vida para os moradores. O objetivo é trazer um ambiente natural para dentro das casas dos clientes.

Inclusão e representatividade

A Arqos valoriza a diversidade, com mulheres e pessoas de diferentes etnias ocupando cargos em suas diretorias. As ações demonstram o compromisso da empresa com a inclusão e representatividade social. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/