Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 30 de maio
Receita Federal recebeu 17,9 milhões de declarações até agora; expectativa é de 46,2 milhões de envios
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Os contribuintes têm até as 23h59 do dia 30 de maio para entregar a declaração do Imposto de Renda de 2025, referente ao ano-base de 2024. Até as 8h15 desta quarta-feira (30), 17,9 milhões de declarações foram enviadas, o que corresponde a 38,77% das 46,2 milhões esperadas pela Receita Federal neste ano.
Em 2024, foram entregues 43,3 milhões de declarações dentro do prazo. A entrega pode ser feita pelo programa da Receita Federal, disponível para download no site oficial do órgão, pelo serviço online ou pelo aplicativo oficial.
Quem é obrigado a declarar e não o fizer estará sujeito a multa, que varia de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido. Além disso, o CPF do contribuinte pode ficar com pendência de regularização.
Entre as regras que obrigam a entrega da declaração, está o recebimento de rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis.
Outras regras incluídas este ano exigem a declaração de quem atualizou o valor de imóveis com base em norma publicada em dezembro de 2024, com pagamento de imposto reduzido, e de quem obteve ganhos com aplicações financeiras no exterior ou lucros e dividendos de empresas controladas fora do país.
A Receita Federal e especialistas orientam que os contribuintes reúnam a documentação necessária com antecedência e preencham os dados com atenção. A declaração pré-preenchida está disponível, mas pode apresentar erros em campos como dados bancários, valores de imóveis, planos de saúde e investimentos.
Segundo a Receita, a responsabilidade pelas informações declaradas é do contribuinte, independentemente do uso da versão pré-preenchida.