Quinta, 02 Mai 2024

Economia

Franquias de alimentos e setor de foodservice crescem e atraem novos negócios à região

Economia

Franquias de alimentos e setor de foodservice crescem e atraem novos negócios à região

 Franquias tiveram salto de 21,5% em 2022, comparado a 2021; Foodservice teve alta de 15% no 1º trimestre de 2023

João Scalzo e Carlos Fracaro lideram o gastrobar Choripan. (Foto: ADALBERTO RODRIGUES)

As franquias de alimentos estão em alta no Brasil. O modelo de negócio, que envolve a concessão de direitos por parte de uma empresa (franqueadora) a terceiros (franqueados) para utilizar sua marca, produtos, processos e conhecimentos em troca de taxas e royalties teve um crescimento de 21,5% em 2022 em comparação com o ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e refletem a tendência observada no setor mais amplo de varejo de alimentos.

Segundo Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB), que analisa o setor de bares, restaurantes e outros estabelecimentos que oferecem serviços alimentícios (não apenas franquias), esse segmento apresentou crescimento de 6,3% no mês de março de 2023 na comparação com o mesmo período de 2022. Nos três primeiros meses deste ano, a alta foi de 15% no comparativo com o primeiro trimestre do ano anterior.

Os dois levantamentos trazem ânimo para o comércio varejista de alimentos e motivam marcas a se expandir e a manter seus negócios aquecidos e diversificados. Um bom exemplo disso é o gastrobar Choripan, que chegou à Santana de Parnaíba. João Scalzo e Carlos Fracaro lideram o negócio e expandiram a marca em São Paulo em formato de franquia.

Os empresários abriram a primeira unidade do gastrobar Choripan em Curitiba no ano de 2013. Hoje, há 3 lojas no estado. Ao longo destes anos, realizaram mentoria com o Sebrae para ampliar seus investimentos e apostaram no setor de franquias. "Para nós, é um modelo prático e assertivo para a aplicação do nosso negócio, ainda mais neste momento de alta do setor e pela capilaridade que pode gerar", diz Scalzo.

O gastrobar trabalha com lanches choripan, o pão com linguiça vendido nas ruas de Buenos Aires, além de empanadas e alfajor.

Camarada Camarão

Outro ganho para a região ocorrerá em agosto com a chegada da rede Camarada Camarão ao Shopping Tamboré. Com um investimento da ordem de R$ 10 milhões, a casa deve gerar mais de 110 empregos diretos a partir da abertura. Com mais de 2 mil m2 de área construída, a unidade é a 5ª em São Paulo e 23ª unidade da rede no Brasil. "Vai ser a nossa maior e mais moderna unidade. Um verdadeiro cartão de visitas neste shopping que atrai um público dos mais exigentes." diz o CEO do Grupo Drumattos, Sylvio Drum-mond de Mattos.

Especializada em frutos do mar, a rede traz um cardápio inspirado nas receitas do litoral nordestino. Todas as unidades são próprias (não há o formato de franquia) e contam com um sócio operador local com expertise no setor.

Taste Lab

Em setembro de 2022, o Shopping Tamboré recebeu o Taste Lab, coletivo que mistura gastronomia e entretenimento, com culinária assinada por chefs renomados. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/