Quarta, 24 Abril 2024

Economia

Busca dos brasileiros por crédito aumenta quase 12%, aponta Serasa Experian

Economia

Busca dos brasileiros por crédito aumenta quase 12%, aponta Serasa Experian

A comparação mensal apresenta um recuo de 6,4% entre agosto e julho deste ano

O acréscimo foi impulsionado pela região Sudeste (Secad)

De acordo com o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian, a procura por crédito dos brasileiros entre agosto de 2018 e de 2019 aumentou 11,8%. A alta foi impulsionada pelas pessoas da região Sudeste, que teve um acréscimo de 13,7% em agosto de 2019, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A região Norte está na sequência, com uma variação de 13,6% no mesmo período, seguida pelo Sul (11,3%), Nordeste (10,6%) e Centro-Oeste (5,2%).

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o resultado de agosto reflete uma busca por crédito significativa, motivada pela retomada de queda das taxas de juros, pelo recuo da inflação e pelo melhor nível de confiança dos consumidores. Porém, este aumento ainda não significa uma melhora da economia, uma vez que os juros para os consumidores ainda são altos. "A política monetária tem o seu desempenho enfraquecido por conta dos custos que as instituições têm com a inadimplência, ainda que a SELIC esteja caindo", avalia Rabi.

Comparação
A comparação mensal apresenta um recuo de 6,4% entre agosto e julho deste ano, quando o indicador tinha apresentado a maior alta de 2019. Apesar disso, os economistas da Serasa Experian avaliam que tal queda não deve ser considerada como um movimento negativo, visto que julho/19 foi um mês atípico favorecido pelo efeito calendário do ano passado, com menos horas úteis por conta dos jogos da Copa.

Já a variação mensal por região apresentou um recuo em todas as localidades, sendo que o Nordeste teve a maior queda (-10,4%) na procura por crédito, seguido pelo Sul (-6,9%), Centro-Oeste (-5,7%), Sudeste (-5,0%) e Norte (-4,1%). Os consumidores que mais demandaram crédito entre agosto/18 e agosto/19 são aqueles que possuem renda mensal entre R$ 500 e mil reais, apresentando um avanço de 14,0% na variação anual.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/