Quinta, 03 Dezembro 2020

Cidades

Universidades da região têm alta na procura por ensino à distância

Cidades

Universidades da região têm alta na procura por ensino à distância

Matrículas em EAD cresceram 17,6% entre os últimos dois anos, de acordo com dados do Censo da Educação Superior  

No EaD, alunos podem estudar em qualquer horário e quando tiverem disponibilidade (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última semana, demonstraram que um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda à distância. Assim como no âmbito nacional, onde as matrículas em EaD cresceram 17,6% nos últimos dois anos, universidades da região têm registrado aumento na procura por esta modalidade de ensino.


De acordo com a professora Esmeralda Rizzo, coordenadora do Centro de Educação a Distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie-Tamboré, a alta na demanda por ensino à distância se mostra também nos cursos de pós-graduação. "Notamos um crescimento representativo de um ano para outro, identificamos no polo um aumento de 54% nos cursos de graduação e 62% nos cursos de especialização Lato Sensu", conta.

A universidade oferece mais de dez opções de graduação, entre elas, licenciatura em Pedagogia, em História, em Geografia, em Filosofia, em Matemática, em Letras-Português. Já nas especializações, há a possibilidade de cursar Gestão Estratégica de Negócios, Marketing Estratégico, Direito e Processo do Trabalho, entre outros.

Olhando o mercado promissor, a UNIP Alphaville, que conta atualmente com 38 opções de cursos de graduação e 22 de Lato Sensu, já planeja a inserção de novas opções na grade curricular EAD. "Somente no primeiro semestre deste ano, tivemos um aumento de 15% nos alunos desta modalidade. Já projetamos para o final do ano um crescimento de 30% no total", disse a professora Elizabete Brihy, diretora do Ensino a Distância da UNIP.

Facilidades
O ensino EaD chama a atenção das pessoas devido à flexibilidade, uma vez que o aluno pode estudar de qualquer lugar e horário, desde que tenha acesso à internet; e ao fato das mensalidades serem mais acessíveis em relação à uma formação presencial. "A validade do diploma é a mesma do que as atividades de uma graduação comum. Além disso, os resultados no Enade demonstram uma equiparidade de desempenhos e de empregabilidade nas duas modalidades de ensino", ressalta Elizabete.

Conforme determinação do Ministério da Educação (MEC), as avaliações são feitas presencialmente nos polos físicos das universidades. São aplicadas, em média, duas provas por semestre.

Gratuito
Desde o ano passado, a cidade de Santana de Parnaíba oferece graduação à distância gratuita por meio de convênio com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Há 50 opções de ensino superior, que podem ser cursados por qualquer pessoa que já tenha concluído o ensino médio.
O próximo processo seletivo será aberto em julho de 2019. Informações em www.univesp.br.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 04 Dezembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/