Sem casos, municípios não preveem nova campanha de sarampo

Doses são disponibilizadas nas Ubs’s de Barueri (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

 Os municípios de Barueri e Santana Parnaíba não preveem a realização de uma nova campanha de vacinação contra o sarampo no mês de junho, anunciada na semana passada pelo Ministério da Saúde. De acordo com as administrações municipais, a ação está prevista apenas para cidades que tiveram anotados casos da doença nos últimos meses, situação que não foi registrada nos municípios barueriense e parnaibano. 

Nas regiões onde foram anotados casos de sarampo, como por exemplo na Capital, a campanha de vacinação será realizada entre os dias 10 de junho e 12 de julho. Está previsto ainda um Dia "D" de imunização em 29 de junho, um sábado, onde todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) estarão abertas.
A ação será voltada ao público de 15 a 29 anos. Em alerta com a recente confirmação de novas infecções, o município de São Paulo quer imunizar 2,9 milhões de jovens até julho, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo as secretarias de Saúde dos municípios de Barueri e Parnaíba, não foi indicada qualquer previsão de ação na região. "Até o momento, não recebemos nenhuma orientação do Estado referente a realização de uma Campanha contra o Sarampo. A vacina SCR (Sarampo/Caxumba/Rubéola) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança, Adolescente e Adulto (até 59 anos) e está disponível nas UBS da nossa rede municipal de saúde", informou José Carlos Misorelli, secretário de Saúde de Parnaíba. 

Em Barueri, as doses também são disponibilizadas gratuitamente na rede municipal de saúde. Na última ação contra a doença, que aconteceu em agosto do ano passado, as cidades superaram a cobertura vacinal preconizada. 

Nas clínicas particulares da região, as doses disponibilizadas também são a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e catapora. As vacinas custam, em média, R$130, de acordo com pesquisa feita pela reportagem junto estabelecimentos de Alphaville.

Gripe
Termina nesta sexta-feira (31), a campanha de imunização contra a gripe. Em Santana de Parnaíba, a cobertura vacinal está em 92,77%, onde 27.491 pessoas do público alvo já foram vacinadas.
Já em Barueri, 93,2 % do grupo de risco para a doença já foi imunizado, cerca de 64.135 moradores. 


A partir de segunda-feira (3/6), o as doses restantes da ação de imunização serão disponibilizadas para toda a população, de acordo com o Ministério da Saúde.​ 


Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 25 Junho 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário