Segundo enquete, 73% dos leitores da FA já foram alvo de fraude pela internet
Metade dos respondentes sofreram prejuízo financeiro
De acordo com uma enquete feita pela Folha de Alphaville, realizada pelas redes sociais, na última semana, 73% dos participantes já foram alvo de fraude pela internet. Dos 110 respondentes, 27% não sofreram golpe.
Das vítimas, 43% foram abordadas por meio das redes sociais. Considerando as pessoas que caíram no crime online, 50% tiveram prejuízos financeiros e 20% registraram boletim de ocorrência.
Segundo um levantamento realizado para o relatório semestral Global de Tendências de Fraude Omnichannel da TransUnion, 40% dos brasileiros já foram alvo de fraudes por e-mail, internet, telefone ou mensagens de texto e 10% dos pesquisados disseram ter caído nos golpes. As perdas atingiram uma média de R$ 6.311,00.
VishingPlataformas de interação social
"Uma vez conquistada a confiança, os criminosos solicitam informações confidenciais ou dinheiro, alegando emergências ou situações pessoais difíceis. Esse método de exploração não apenas compromete dados privilegiados, mas também pode resultar em perdas financeiras significativas para aqueles que acreditam estar seguros nas comunidades online", alerta Massola.