Para incentivar turismo, Parnaíba ganhará mural sobre os Bandeirantes

Murilo Sá Toledo é o artista responsável pelo monumento, que já foi iniciado (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

O Roteiro dos Bandeirantes, que remonta às expedições de desbravadores durante o Brasil Colonial em diversas cidades paulistas, em breve ganhará mais um ponto de visitação.  Para incentivar o turismo e explicar a importância de Santana de Parnaíba durante as expansões territoriais que resultaram na formação do país, a Prefeitura construirá um novo monumento, intitulado "A Muralha".

O equipamento será erguido na rota do anel viário do Rio Tietê e complementará o Monumento dos Bandeirantes, depois da pista de caminhada na entrada da cidade.
De acordo com o prefeito da cidade, Elvis Cezar, a expectativa é ampliar ainda mais a rota cultural de Parnaíba. "Teremos uma série de atividades nesse espaço. Com as ações e a visitação, pretendemos estimular ainda mais o turismo na região. Isso trará o aumento do comércio na cidade e, por consequência, alta na geração de renda e empregos", disse o gestor.

A muralha contará com 18 esculturas produzidas pelo artista parnaíbano Murilo Sá Toledo, espalhadas por aproximadamente 300 metros de comprimento próximo ao local onde será erguida a nova ponte. "O ponto turístico tem o movimento arquitetônico inspirado nas colinas que envolvem a cidade. Sinalizaremos por meio do monumento o papel de Santana de Parnaíba na formação do estado brasileiro, retratando os três ciclos dos Bandeirantes, ressaltando também a importância cultural dos índios e negros, que também serão retratados", disse.

De acordo com o artista, o muro será de pedra e as esculturas estão sendo produzidas com material policromado. Três delas já foram inseridas no anel viário para testes de durabilidade do material e pintura. "Será um espaço de visitação permanente e não terá custo de manutenção para a administração municipal. Além disso, a muralha deve receber cerca de 20 mil alunos de escolas de toda a região que visitam a cidade todos os anos", ressaltou Murilo.

Tecnologia
Turistas e estudantes que passarem pelo local também poderão saber um pouco mais sobre a história dos personagens retratados, do processo de produção das esculturas e do material utilizado. Serão inseridos ao lado de cada obra um QRcode, onde por meio de um aplicativo, os visitantes terão todas as informações.


Reflexão
Ainda segundo Murilo Sá Toledo, o monumento será um espaço de reflexão. "Não se trata de defender uma bandeira, mas sim de retratar eventos históricos para analisarmos, uma vez que não podemos julgar ações tomadas naquela época fora daquele tempo", disse. A previsão, segundo a administração municipal, é de que até o final deste ano o monumento seja entregue. O processo de licitação para a construção do muro já foi aberto pela gestão, conforme edital publicado no Diário Oficial na sexta-feira (17).​

Veja mais notícias sobre Santana de Parnaíba.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 10 Dezembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário