Santana de Parnaíba mantém queda nos índices criminais e se destaca como a cidade mais segura da Grande SP
Período analisado é de janeiro até setembro deste ano
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), referentes ao período de janeiro a setembro de 2025, apontam que Santana de Parnaíba continua registrando queda nos principais indicadores de criminalidade.
Com isso, o município reafirma sua posição como a cidade mais segura da Região Metropolitana de São Paulo entre aquelas com mais de 100 mil habitantes.
No comparativo com o mesmo período de 2024, o número total de ocorrências caiu 5,7%, passando de 667 para 629 registros. A redução é reflexo de políticas públicas voltadas à segurança urbana que vêm sendo implantadas nos últimos anos.Entre os principais destaques está a queda de 57,14% nas tentativas de homicídio. Os casos de estupro diminuíram 14,29%, enquanto os de estupro de vulnerável recuaram 22,86%. Já os crimes contra o patrimônio também apresentaram melhora: os roubos em geral caíram de 100 para 87 casos — uma redução de 13%.
A cidade também segue sem registrar latrocínios (roubo seguido de morte) nos períodos analisados, reforçando o baixo índice de letalidade violenta mesmo com uma população superior a 150 mil habitantes.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), o desempenho positivo está relacionado ao uso de ferramentas de inteligência, mapeamento criminal e patrulhamento direcionado em áreas estratégicas.
O município aposta em planejamento e tecnologia como pilares da segurança, buscando garantir mais tranquilidade e qualidade de vida à população.