Sabesp inicia "racionamento"de água hoje (27) nos imóveis da Grande SP
Medida acontecerá das 21h às 5h, por conta do baixo nível dos reservatórios
Conforme adiantado pela FA, a Sabesp anunciou que, a partir desta quarta-feira (27), a pressão da água será reduzida diariamente em toda a Região Metropolitana de São Paulo, sempre das 21h às 5h, como medida para economizar no abastecimento.
A ação ainda não tem data para terminar e será válida até que sejam recuperados os níveis dos reservatórios que abastecem a Grande São Paulo.
Segundo a empresa, a alternativa é preventiva, temporária e atende a uma solicitação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), "com o objetivo de reduzir perdas e evitar vazamentos, preservando, assim, os reservatórios que abastecem a região"
"Diante do cenário de estiagem e do baixo nível dos mananciais, a Sabesp está adotando a redução da pressão da água no período noturno, quando há menor consumo pela população. Essa medida será aplicada das 21h às 5h, em toda a Região Metropolitana de São Paulo", informou a empresa por meio de nota
De acordo com a companhia, os imóveis que possuem suas instalações conectadas à caixa-d'água devem sentir menos os efeitos da redução de pressão e destacou a importância do uso consciente da água por toda a população.
A Arsesp determinou a redução da pressão de água pela Sabesp para economizar cerca de 4 mil litros de água por segundo.
Até a noite de terça-feira (26), o nível médio das represas do chamado Sistema Cantareira, que abastece a região, era de 35,7%, segundo o acompanhamento diário da Sabesp. A média geral dos reservatórios é de 38,2%.