Sexta, 29 Março 2024

Cidades

Região se mobiliza para instalação de Ceasa na Lagoa de Carapicuíba

Cidades

Região se mobiliza para instalação de Ceasa na Lagoa de Carapicuíba

Prefeitos se reuniram com o Estado para soliciar a vinda do entreposto em terreno na divisa com cidades do Cioeste

Decisão sobre a mudança do entreposto deve ser definida até o final deste ano (Foto: Ceasa)

Nove entre os dez prefeitos membros do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana do Estado de São Paulo (Cioeste), se reuniram junto a representantes do Governo do Estado e Ministério Público, na terça-feira (2), para incentivar a mudança da Companhia de Entrepostos do Estado de São Paulo – Ceagesp- para a região. Entre as duas propostas selecionadas pela administração estadual para o Novo Ceasa, que tem como sede cidades do oeste metropolitano, os gestores municipais demonstraram apoio à empresa Fral Consultoria, que prevê a instalação do entreposto em um terreno na Lagoa de Carapicuíba, em Barueri.

No projeto apresentado pela consultoria, o Novo Cesa terá o dobro do tamanho do atual entreposto, com mais de 1,2 milhão de metros quadrados, que está localizado no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo. De acordo com o presidente do Cioeste, Igor Soares, prefeito da cidade de Itapevi, a proposta é a mais factível para a região, que também tem um terreno em Santana de Parnaíba cotado para o entreposto. "Acreditamos que esse projeto seja o mais viável, na divisa de Carapicuíba com Barueri. Afinal, está ao lado do Rodoanel, tem acesso fácil à via linha férrea da CPTM e futuramente também ao lado do transporte hidroviário pelo Rio Tietê", disse.

Conforme antecipou a Folha de Alphaville na semana passada, terminado o diálogo com o governo paulista, o presidente do Cioeste se dirigiu à Brasília, na quarta-feira (3), para se reunir com a bancada e conquistar apoio junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Vou lutar muito para que possamos melhor a economia das cidades da região e a vinda da Ceagesp iria contribuir muito com este objetivo. Outro ponto positivo é a compensação ambiental. A empresa vencedora terá que repassar recursos para manutenção de parques públicos nos dois municípios", explicou Igor.

Estado
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, informou que apresentará o interesse e a análise da área ao governador João Doria. "Faremos um detalhamento técnico, junto à Secretaria de Agricultura e Logística, para vermos a viabilidade do projeto, questão do trânsito e custos. Acreditamos que até o final do ano teremos definido a proposta vencedora", disse.

Para o promotor Marcos Lyra, do Ministério Público de Barueri, que esteve presenteà reunião, a vinda do Ceasa à região representa a possibilidade de aumento de arrecadação de impostos decorrentes do ISS incidente sobre a locação dos boxes do entreposto e do ICMS sobre venda de produtos. "Além disto, haverá a criação de mais 10 mil empregos diretos que irá absorver justamente a mão de obra não qualificada, abundante nas áreas mais pobres, como em Carapicuíba. O impacto social e econômico será extremamente positivo e benéfico a todos da região", explica.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/