Segunda, 06 Mai 2024

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Reclamações por ligações abusivas já ultrapassam número de 2022

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Reclamações por ligações abusivas já ultrapassam número de 2022

Dados são do Procon de Santana de Parnaíba e se referem a este ano. Estado conta com programa "Não Me Ligue"

Em 2022, Santana de Parnaíba registrou um total de 248 reclamações por ligações abusivas (Foto: Folha de Alphaville)
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Recentemente, moradores de Alphaville utilizaram as redes sociais para expressar insatisfação com ligações invasivas de empresas oferecendo produtos, empréstimos e outros serviços. Uma moradora mencionou: "Estou cansada das ligações dessa empresa oferecendo um cartão pré-aprovado. É um abuso incrível, já que nunca pedi um cartão. E o pior é que as ligações são constantes; bloqueio um número e eles ligam de outro."

Outra pessoa relatou: "Recebia de 20 a 30 ligações diárias, dizendo que eu estava pré-aprovada para ser revendedora de uma marca. Eu bloqueava os números, mas eles continuavam ligando de novos números com o mesmo prefixo."

Este ano, o número de queixas relacionadas a ligações invasivas em Santana de Parnaíba ultrapassou o total registrado em 2022. Dados do Procon da cidade revelaram que até julho, foram registradas 268 reclamações desse tipo. No ano anterior, o total de queixas não ultrapassou 248 registros, enquanto em 2021 foram reportados 364 casos.

"As empresas de telefonia, bancos e serviços essenciais foram as mais citadas em reclamações em 2022. Os moradores podem denunciar pelos sites procon.sp.gov.br e consumidor.gov, bem como nos atendimentos dos Procons municipais", indicou o Procon.

O Procon de Barueri afirmou que, até o momento, não recebeu reclamações sobre ligações invasivas, mas orientou os consumidores que buscassem o órgão para tratar desse problema.

"Não Me Ligue"
O Procon-SP informou que os consumidores do estado de São Paulo podem utilizar o programa "Não Me Ligue". Por meio desse programa, é possível cadastrar os números de telefone no site (bloqueio.procon.sp.gov.br/#/) para evitar receber ligações de telemarketing. Após 30 dias, as empresas ficam proibidas de ligar para os números cadastrados.

"Os números cadastrados permanecem bloqueados por tempo indeterminado e podem ser cancelados a qualquer momento. Também é possível registrar reclamações contra empresas que desrespeitem o bloqueio", ressaltou o órgão.

Até maio deste ano, o programa recebeu 14.246 reclamações de consumidores cadastrados. No ano passado, esse número atingiu um total de 53.194 queixas.
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