Segunda, 25 Outubro 2021

Cidades

Ranqueada em oito eixos, Barueri é a 11ª cidade mais inteligente e conectada

No país Cidades

Ranqueada em oito eixos, Barueri é a 11ª cidade mais inteligente e conectada

Dados são do Connected Smart Cities 2021. Já Santana de Parnaíba ficou em 89º na classificação geral 

Entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes, Barueri chegou à 3ª posição no ranking (Foto: Rodrigo Albertini/Arquivo Folha de Alphaville)

 A 7ª edição do Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta quarta-feira (1/9), revelou que Barueri se tornou a 11ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil. Segundo levantamento, entre 100 cidades, o município atingiu uma nota de 36,147 e subiu duas posições em relação ao ano passado, quando estava em 13º lugar. Santana de Parnaíba ficou em 89º na classificação. 

Feito pela consultoria Urban Systems, o levantamento mapeia os locais que possuem maior potencial de desenvolvimento no país. Mais de 800 cidades com mais de 50 mil habitantes foram analisadas em 11 eixos temáticos (mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia). 

Barueri se destacou em outros recortes. Entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes, o município angariou um resultado ainda melhor, chegando à 3ª posição no ranking. Já entre as que ficam na região Sudeste, ficou em 7º lugar. 

Em relação aos 11 eixos temáticos, Barueri foi ranqueada em oito e, pela quarta vez, ficou em 1º lugar no quesito Economia. De acordo com o estudo, a cidade tem o maior número de empregos para cada habitante em idade acima de 18 anos, sendo 1,41 vagas para cada residente nesta faixa etária. 

Além deste, o município despontou em outros sete eixos do levantamento, ficando em 5º em Mobilidade, 19º em Tecnologia e Inovação, 27º em Governança, 28º em Educação, 36º em Urbanismo e 47º lugar em Segurança. 

Já em Saúde, tema importante por conta da pandemia da Covid-19, a cidade angariou o 13º lugar no ranking. O destaque, segundo o levantamento, está na quantidade de médicos disponíveis, sendo 541 para cada 100 mil habitantes, investimento público no setor próximo a R$ 3 mil por habitante. 

Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba caiu 50 posições no Ranking Connected Smart Cities de 2021. Neste ano, a cidade ficou na posição 89, com nota 30,481, enquanto em 2020 estava no 39º lugar. 

O principal destaque foi em Segurança, em que alcançou a 7ª posição. O município ranqueou em mais quatro eixos, sendo o 11º colocado em Governança, 35º em Economia, 59º em Mobilidade e 96º em Tecnologia e Inovação.

Osasco foi a única cidade das que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), além de Barueri e Parnaíba, que aparecem no ranking, chegando 76º.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários: 1

Luiz Claudio Nunes em Sexta, 03 Setembro 2021 11:58

Só quem utiliza os estacionamentos zona azul dos centros comercias sabe o quanto CONECTADA E INTELIGENTE é essa cidade kkkkkk só rindo mesmo ....

Só quem utiliza os estacionamentos zona azul dos centros comercias sabe o quanto CONECTADA E INTELIGENTE é essa cidade kkkkkk só rindo mesmo ....
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 25 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/